Guimarães, Sociedade

“ExcentriCidade” em Ponte e Pevidém reforça programação cultural nas freguesias de Guimarães

unnamed

Duas novas freguesias do concelho de Guimarães integram, a partir deste mês de março, a programação regular do projeto de descentralização cultural “ExcentriCidade”, que a Câmara Municipal promove mensalmente desde outubro de 2015. Ponte e Selho S. Jorge (Pevidém) são os novos palcos deste programa, que em fevereiro estreou em Brito, depois de ter principiado nas Taipas, Moreira de Cónegos, Ronfe, S. Torcato e União de Freguesias de Briteiros S. Salvador e Briteiros Santa Leocádia.

A programação de março começa este sábado, dia 04, às 21:30 horas, no Salão Paroquial de Ronfe, com a peça “Monólogos de Uma Vida”, do Teatro do Montemuro. O texto, da autoria de Peter Cann, tem encenação de Eduardo Correia. À mesma hora, há uma noite de fados no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, a cargo do “Grupo de Fados Cidade-Berço”. Rosa Veloso (voz), Manuel Silva (voz e guitarra) e Artur Mota (viola) prometem uma noite animada com registos humorísticos que tão bem caracterizam as suas interpretações há já quatro décadas.

Na semana seguinte, a vila de Ponte estreia-se com teatro no programa “ExcentriCidade”. No sábado, dia 11 de março, às 21:30 horas, sobe ao palco do Centro Paroquial Paulo VI o espetáculo “One Man Alone”, uma coprodução do Teatro da Didascália e Casa das Artes de Famalicão, onde o tema central é o trabalho realizado numa padaria em horário noturno. Uma semana depois, na sexta-feira, 17 de março, às 21:30 horas, é a vez da estreia em Pevidém. O espetáculo de música “Gallaecia”, de Clarisse Fernandes, inaugura o projeto “ExcentriCidade” no Centro Paroquial de Selho S. Jorge, tomando como base as sonoridades da musicalidade tradicional portuguesa.

Raul Brandão no concelho
“Teatro da Alma”, a mais recente criação do Teatro Oficina, cuja estreia acontece no âmbito da Festa de Teatro Raul Brandão, decorrerá este mês em três freguesias, sempre às 21:30 horas. Na noite de 18 de março, Brito poderá assistir à peça nos Espaços Criativos, enquanto a Casa do Povo de Briteiros S. Salvador recebe o espetáculo a 24 deste mês (sexta-feira) e o Centro Pastoral de Moreira de Cónegos na noite seguinte, 25 de março. Com guião e encenação a cargo de João Pedro Vaz, esta é uma performance construída a partir de cenas de três peças de Raul Brandão: A Noite de Natal (1899), O Gebo e a Sombra (1923) e O Avejão (1929).

Uma sessão de cinema na vila de São Torcato encerrará a programação do terceiro mês de 2017 do programa “ExcentriCidade”. O filme de animação “Ovelhas e Lobos”, com o apoio do Cineclube de Guimarães, é exibido na noite de 24 de março, às 21:30 horas, nas instalações da ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, no Centro Comunitário, Hemeroteca e Mediateca Educativa. A versão é dobrada em português com vozes de Eduardo Frazão, André Raimundo, Paulo Lage, Liana, Maria Leite e José Raposo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *