Cultura, Destaque, Póvoa de Lanhoso

Concurso Nacional de Teatro da Póvoa de Lanhoso terminou em festa

Vereador no Discurso

Terminou em festa o XIII Concurso Nacional de Teatro (CONTE) da Póvoa de Lanhoso. A cerimónia de encerramento realizou-se em ambiente emotivo, tendo contado com a presença do patrono do Certame, o consagrado ator Ruy de Carvalho, a quem a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso prestou reconhecimento, na mesma semana em que completou 90 anos e em que foi condecorado pelo Senhor Presidente da República. “É, e será sempre, uma honra recebê-lo na Póvoa de Lanhoso na cerimónia de Encerramento do concurso que pretende mostrar o que de melhor se faz em Portugal ao nível do teatro não profissional”, referiu o Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues.

O encerramento aconteceu no dia 4 de março. Para o Vereador “o CONTE é muito mais do que um concurso de teatro, é um projeto de promoção, divulgação, defesa e valorização do teatro não profissional, que muito contribui para a formação e desenvolvimento sociocultural das comunidades”. A este respeito, André Rodrigues lembrou ainda a aposta que o Municipio tem vindo a fazer “na formação de crianças e jovens, para que num futuro próximo estejam preparados para expressar, num grande evento como o CONTE, as suas qualidades artísticas”.

De lembrar que a XIII edição do CONTE decorreu no palco do Theatro Club entre os dias 28 de janeiro e 25 de fevereiro. “Nove espetáculos, com companhias de todo o país, que evidenciaram um aperfeiçoamento da qualidade cénica e estética que reforçou a fidelização dos públicos proporcionando-lhes uma grande satisfação na fruição dos espetáculos. Uma forte razão para o Município se orgulhar em receber nesta belíssima sala de teatro os agentes culturais que se dedicam à arte de Talma”, salientou o mesmo responsável.

O certame é promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em parceria com a Federação Portuguesa de Teatro e com o apoio da Fundação INATEL. A associação do município a estas entidades é sinal, no entender do Vereador André Rodrigues, “de quererem contribuir para apoiar, estimular e valorizar o teatro, a cultura e as artes em geral como fatores de coesão e desenvolvimento sociocultural e de identidade local”.

Numa breve, mas emotiva intervenção, Ruy de Carvalho reafirmou que tem cada vez mais orgulho em ser “amador profissional. Sou profissional de teatro, mas sou amador no coração. Amo aquilo que faço. Sofro por aquilo que faço”, destacou. O ator considerou ainda que, no nosso país, “só os amadores conseguem manter viva esta chama maravilhosa que é o teatro.” Em seu entender, “o teatro faz falta não só àqueles que o praticam, mas àqueles que o veem e que o ouvem”.

Presentes na cerimónia estiveram ainda em representação da Federação Portuguesa de Teatro, Tânia Falcão, e da Fundação INATEL, Carla Raposeira, assim como o Presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso, Amândio Oliveira, de entre outras individualidades.

Consagração de “Palco de Babel”

Já no capítulo das distinções, o Prémio Ruy de Carvalho para o Melhor Espetáculo foi entregue à peça “Palco de Babel” apresentada pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta. Esta produção arrecadou, para além deste, mais sete galardões, tendo sido a grande vencedora do certame.

O Prémio Maria da Fonte, atribuído pelo público que acompanhou os diversos espetáculos do certame, distinguiu o Associação Recreativa e Cultural de Aveleda e o seu “Leandro, Rei de Helíria”.

A Gala de Encerramento do Concurso Nacional de Teatro 2017 foi apresentada por Rafa Leite e viu ainda ser atribuído a Dantas Lima o Prémio Prestigio Personalidade Fundação INATEL, como tributo a uma vida dedicada ao teatro e à cultura.

O Júri desta XIII edição do Concurso Nacional de Teatro foi composto por Maria Torcato Baptista (Município de Póvoa de Lanhoso), Rui Sérgio (Fundação INATEL) e Emílio Gomes (Federação Portuguesa de Teatro).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *