Sociedade, Vila do Conde

Vila do Conde homenageou José Alberto Reis Pereira quando se celebram 90 anos da revista presença

AMVC-Inaugura__o_da_Exposi__o-75__Anivers_rio-Jos__Alberto-Homenagem-DSC_4506AAA_1_736_2500

Na passada sexta-feira, a Câmara Municipal de Vila do Conde homenageou José Alberto Reis Pereira, com a inauguração de uma exposição onde estão patentes 21 desenhos em tinta-da-china, cera pigmentada e pastel a óleo realizados pelo pai – Julio – mas em que o filho era a figura central das obras. De José Alberto, engenheiro e também pintor, estão patentes 9 trabalhos, de técnica mista, realizados na década de 90. Lugar ainda para a atribuição do seu nome à sala de leitura do Centro de Estudos Julio Saúl Dias, localizado no Centro de Memória de Vila do Conde e uma cerimónia evocativa que contou com intervenções da Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, do Diretor Regional de Cultura do Norte, Doutor António Ponte, em representação do Ministro da Cultura, da Coordenadora do Centro de Memória, Dr.ª Laura Garrido, e do Diretor Artístico da Galeria Julio, Prof. Doutor Bernardo Pinto de Almeida.

Esta homenagem promovida pelo Município de Vila do Conde, ocorrida no dia em que o Eng. José Alberto Reis Pereira celebraria 75 anos do seu nascimento, visou reconhecer publicamente a importância do seu legado para Vila do Conde e para Portugal, doando para fruição pública uma vastíssima parte da obra artística e literária produzida por seu pai Julio Saúl Dias.

Durante esta homenagem foi ainda apresentado pelo Município de Vila do Conde o programa das celebrações dos 90 anos da revista presença, que assinala já no próximo dia 10 de março o 90.º aniversário da sua primeira edição. Esta publicação foi dirigida por José Régio (irmão de Julio Saúl Dias e tio de José Alberto Reis Pereira), João Gaspar Simões e Branquinho da Fonseca, e que marcaria a vida artística e literária em Portugal durante mais de uma década, até 1940.

Esta programação inclui diversas atividades como exposições na Galeria Julio e Centro de Estudos Julio Saul Dias, atividades educativas promovidas junto das Escolas, lançamento de publicações e a realização de um congresso internacional, em novembro próximo, numa iniciativa conjunta da autarquia, do Centro de Estudos Regianos e das Faculdades de Letras e de Belas Artes da Universidade do Porto.

Com esta programação a Câmara Municipal de Vila do Conde pretende promover e divulgar a obras destes artistas poetas vilacondenses, afirmando o seu real posicionamento na história e na arte do século XX português.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *