Guimarães, Sociedade

RoboParty’2017 em Guimarães entre esta quinta-feira e sábado

RoboParty'2017 em Guimarães entre esta quinta-feira e sábado

A 11ª edição do RoboParty’2017 principia esta quinta-feira e decorre até sábado, 04 de março, no Pavilhão Desportivo do Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães. Com entrada livre para o público, este evento pedagógico, que ensina a construir robôs móveis autónomos de forma simples e animada, reúne mais de 500 participantes vindos de todo o país e ilhas, bem como de algumas equipas estrangeiras.

Tendo a Câmara Municipal de Guimarães como um dos parceiros, as principais novidades deste ano são demonstrações de drones, programação de robôs em ambiente gráfico com o Open Roberta, demonstrações de outros robôs móveis e formações acreditadas para os professores (ensino de visão por computador). Estará ainda presente o Centro Ciência Viva de Guimarães, com algumas demonstrações.

A maioria dos participantes deste festival de robótica é da faixa etária dos 15 aos 18 anos, sendo que o mais novo tem 8 e o menos novo tem 61 anos. No início do evento, as mais de 120 equipas recebem um kit em peças do novo robô “Bot’n Roll One A”. Segue-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com apoio permanente de 90 estudantes de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores.

Na sexta-feira e sábado há desafios robóticos, em que os participantes põem os seus robôs à prova para demonstrar as suas capacidades, sem qualquer intervenção humana, consistindo em três desafios: obstáculos, perseguição e dança, sendo que este último decorre no sábado às 14 horas e, pela sua espetacularidade, concentra sempre as atenções de muito público. No final do evento, os participantes levam os robôs para sua casa ou escola.

Ao longo dos três dias non-stop (os jovens trazem saco-cama), há múltiplas atividades lúdicas e desportivas, como apresentação de gadgets, atuações de DJ, da Tun’Obebes – Tuna Feminina de Engenharia da UMinho, Tuna Afonsina – Tuna de Engenharia da UMinho, “jogos sem fronteiras” com polo aquático, trampolins, torneios de ténis de mesa, badminton e xadrez, demonstrações várias e “internet wireless”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *