Montijo, Sociedade

Escultura de Bual em novo espaço do Montijo

escultura bual (2)

A escultura “Homenagem à Agricultura” de Artur Bual já saiu do antigo Parque de Material Agrícola de Pegões e foi instalada em novo espaço, junto a sede da União das Freguesias de Pegões. Os trabalhos de restauro e relocalização, executados pela Câmara Municipal do Montijo, estão concluídos e representam um investimento superior a 35 mil euros.

Para a Câmara Municipal do Montijo, esta intervenção assume particular relevância pois permite preservar a identidade e memória locais, conferindo maior visibilidade a esta obra de Artur Bual e dignificando o trabalho deste importante artista plástico português.

Em 1966, Artur Bual construiu a peça escultórica “Homenagem à Agricultura”, uma notável escultura abstrata, de grandes dimensões que articula antigos fragmentos de máquina agrícolas descobertos no Parque de Material Agrícola de Pegões. Peças provenientes de tratores, velhas alfaias, charruas, grades rotativas, cultivadores, brocas, parafusos, entre outros acessórios mecânicos, foram combinados e soldados entre si para formar uma escultura de rara originalidade.

Artur Bual (1926-1999) foi um dos grandes artistas plásticos portugueses da contemporaneidade e teve uma carreira muito marcada pelo expressionismo. O Montijo entrou na sua vida na década de 50 do século passado, quando foi contratado para trabalhar pela Junta de Colonização Interna, exercendo funções de desenhador e envolvendo-se em diversos projetos técnicos e artísticos no Colonato de Pegões.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *