Desporto, Reguengos de Monsaraz

Centro Náutico de Monsaraz recebe a primeira prova do campeonato nacional Formula Windsurfing Series 2017

Monsaraz Lago Alqueva Formula Windsurfing (8)

O Centro Náutico de Monsaraz vai receber entre os dias 25 e 28 de fevereiro a CARMIM Monsaraz/Lago Alqueva 2017, a primeira prova do campeonato nacional Formula Windsurfing Series 2017. Nesta competição, que integra também o Ranking Ibérico de Águas Interiores, vão participar 32 velejadores da Península Ibérica, entre os quais os atuais campeões de Portugal e de Espanha, nomeadamente Miguel Martinho e Fernando Martínez.

Miguel Martinho já foi 18 vezes campeão nacional e no ano passado conseguiu um quarto lugar no Campeonato do Mundo absoluto, que juntou aos títulos de campeão europeu masters e de vice-campeão do mundo masters. Fernando Martínez é o atleta que venceu mais vezes o campeonato espanhol de formula windsurfing e em 2016 classificou-se entre os 15 melhores do mundo da modalidade.

CARMIM Monsaraz/Lago Alqueva 2017 é uma prova organizada pela Associação Formula Windsurfing Portugal e pelo Clube Naval de Portimão com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz. As regatas deverão decorrer entre as 12h e as 18h durante os quatro dias de competição.

A Formula Windsurfing foi criada em 1999 com o objetivo de ser uma classe de forte vocação para a competição, mas também para reduzir a quantidade de material que um atleta tem de transportar para cada campeonato, pois só poderá inscrever uma prancha, três velas e dois fins (quilha da prancha). Assim, torna-se mais fácil um amador poder competir com os profissionais, uma vez que existe um maior equilíbrio e sobressai a técnica e a tática do próprio velejador. Esta classe tem intervalo de vento de 7 a 35 nós para se efetuarem as provas, o que também reduz a capacidade física de cada atleta.

Manuel Janeiro, Vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “esta competição de formula windsurfing é excelente para a divulgação do Lago Alqueva e das atividades náuticas que podem ser praticadas no maior lago artificial da Europa, não só na área do lazer mas também de competição. O autarca refere que “este evento vai promover o setor turístico do concelho, como as unidades de alojamento, os restaurantes e a sua gastronomia regional, a vila medieval de Monsaraz, mas também os vários operadores turísticos que têm propostas de passeios de barco e para a prática de desportos no lago”.

Vasco Chaveca, Presidente da Associação Formula Windsurfing Portugal, afirma que esta competição “já se realiza no Grande Lago Alqueva desde 2011, apenas com um ano de interregno em 2013 devido à criação de uma nova associação da classe e que inviabilizou a realização de algumas provas. Esta competição no Grande Lago Alqueva tem sido até agora a que obteve mais sucesso em Portugal, tanto em número de atletas participantes como também em número de acompanhantes (família e amigos) que ali se deslocam para ver todo o campeonato, pois tem caraterísticas únicas para a visibilidade de toda a prova, além das excelentes condições que tanto as margens como o lago podem proporcionar a todos. Também através desta prova temos conseguido angariar mais competidores, pois como se trata de um local com condições de segurança únicas, é excelente para quem queira começar tanto a navegar como a participar em competições”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *