Melgaço, Sociedade

Baile de Carnaval anima utentes de várias instituições de Melgaço

Carnaval 2016 (7)

Na próxima segunda-feira, 27 de fevereiro, a cantina da EB2,3/S de Melgaço vai encher-se de ‘máscaras’ de Carnaval para o Baile que vai assinalar a data comemorativa. A iniciativa acontece pelas 14h00 e está inserida no Projeto Atividade, envolvendo cerca de 200 pessoas, de diversas instituições do concelho.

A APPACDM de Melgaço, a Santa Casa da Misericórdia, o Centro Paroquial e Social de Chaviães, a Associação D. Paterna, o Lar Idade D’Ouro, a Associação Castro Solidário, a Associação Censo, Associação Convívio da Vila e o projeto ‘Olimpíadas Intergeracionais’ são as entidades participantes.

A tarde será preenchida por animação musical e no final haverá lanche. Será um dia diferente para os participantes, de convívio saudável: um dia de confraternização e partilha de conhecimentos e valores.

 

Projeto ‘Atividade’

O projeto ‘Atividade’ teve início em 2006, através da parceria entre o Município de Melgaço, o Centro de Saúde, o IPVC-Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Curso de Desporto e Lazer), a Melsport e IPSS, nomeadamente, o Centro Paroquial e Social de Chaviães, a Santa Casa da Misericórdia de Melgaço e a Associação CENSO. Em 2010 e 2011 foi alargado às freguesias de Castro Laboreiro, Cousso e Gave, Lar Idade d’ Ouro e aos idosos de Melgaço em geral; em 2014 aos idosos de Orjaz, freguesia de Cubalhão; e no ano passado à Associação Castro Solidário. Neste momento integram o projeto 190 pessoas.

Tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população idosa do concelho de Melgaço, através de sessões semanais de exercícios físicos, adaptados e personalizados, orientados por um profissional de desporto, acompanhados e com supervisão da equipa de enfermagem (no Centro de Estágios e nas freguesias). Pretende-se que a intervenção de enfermagem continue a contribuir, tal como o exercício físico, para o controle da diabetes, da hipertensão, aumente a autoestima do idoso, promova o aumento da ingestão hídrica, os cuidados de higiene e a comunicação, e diminua a solidão e a depressão.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *