Celorico de Basto, Educação, Sociedade

Celorico de Basto volta a participar no concurso “Heróis da Fruta”

_DSC4794

O jardim de Infância de Pedroso – Rego e o Jardim de Infância de Assento – Ribas voltaram a participar no Concurso “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, que procura incentivar as crianças e adultos a uma alimentação saudável.

O concurso decorre pelo 6º ano consecutivo e visa a criação de um Hino da Fruta por cada jardim concorrente e o cumprimento de uma série de regras inerentes ao próprio concurso. Neste momento, os Hinos estão em fase de votação pública no site www.heroisdafruta.com, até ao dia 10 de março, mais propriamente em http://www.apcoi.pt/heroisdafruta6/web/hinodafruta/?fs=&idhino=718 e em http://www.apcoi.pt/heroisdafruta6/web/hinodafruta/?fs=&idhino=719. Estes hinos, letra e música, foram criados pelo professor de Educação Musical dos Jardins de Infância participantes, João Ameixa.

“Esta necessidade de reeducar as crianças para hábitos saudáveis é crucial numa sociedade sem tempo para comer bem. As crianças devem ser ensinadas a ter uma alimentação variada e equilibrada fundamental para a manutenção da saúde e devem orgulhar-se desse comportamento saudável que os tornará adultos saudáveis” disse o vereador da cultura do Município de Celorico de Basto, Fernando Peixoto.

De facto, trata-se de um projeto motivacional desenhado para as escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância, que visa incentivar as crianças a ingerir fruta todos os dias, na escola e em casa, conhecer a importância da fruta na alimentação e manutenção da saúde, e despertar a comunidade para a todos os benefícios da adoção de pequenas mudanças nos hábitos alimentares diários.

Atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional, com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil em Portugal: está estatisticamente comprovado que a aplicação do modelo pedagógico dos «Heróis da Fruta» aumenta em pelo menos 42% o consumo de fruta diário das crianças que nele participam. Além do incentivo ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» leva também às crianças lições importantes sobre alimentação saudável, higiene oral, atividade física, economia e poupança, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *