Guimarães, Sociedade

800 idosos de Guimarães comemoram Carnaval em desfile alusivo ao ambiente

800 idosos de Guimarães comemoram Carnaval em desfile alusivo ao ambiente

A Câmara Municipal de Guimarães, em colaboração com a cooperativa Fraterna e as instituições de apoio a idosos do concelho, organiza esta terça-feira, 21 de fevereiro, entre as 14:30 e as 17 horas, um desfile de Carnaval Sénior no Multiusos de Guimarães, subordinado ao tema da candidatura a Capital Verde Europeia.

A iniciativa, cuja cerimónia de abertura será presidida por Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, envolverá a participação de 870 idosos pertencentes a 34 instituições de solidariedade social, que vão desfilar as suas fantasias por grupos temáticos, acompanhados por músicas carnavalescas.

Os participantes, no âmbito das atividades da Terceira Idade realizadas ao longo do ano, prepararam vestuário alusivo a áreas distintas do ambiente, cujas peças serão utilizadas no desfile agendado para a tarde da última terça-feira, antes do Dia de Carnaval. O cortejo carnavalesco abre com o tema da Água, seguindo-se Natureza e Biodiversidade, Os 4 Elementos, Reciclagem, Resíduos, Rio Ave, Transporte Local, Turismo e Áreas Verdes.

Alinhamento e instituições participantes
Sob o tema da Água, vão desfilar a Casa de Caldelas, Casa do Povo de Fermentões, Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social de Tabuadelo, Centro Social Nossa Senhora do Carmo, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Conceição, Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira, Fraterna, Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, Venerável Ordem Terceira de S. Domingos e Venerável Ordem Terceira de S. Francisco.

Em seguida, com recurso ao tema da “Natureza e Biodiversidade”, desfilam utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, Casa do Povo de Briteiros, Centro Social da Irmandade de S. Torcato e Fundação Casa do Paço, enquanto o Centro Social Paroquial de Gondar, Centro Social e Paroquial de Ronfe, Centro Social Paroquial S. Cristóvão de Selho e Lar Beneficente de S. Jorge vão representar os “4 Elementos” da natureza.

Reciclagem é o tema do Centro Social e Brito e Centro Social de Guardizela, ao passo que a cooperativa Castreja (Gerações em Movimento), o Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa e Sala Convívio de Barco vão participar no desfile representando vestuário alusivo ao tema dos Resíduos. Por sua vez, o Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro, o Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos e Encontro de Saberes têm o rio Ave como tema.

No cortejo de Carnaval, participam também a Casa do Povo de Creixomil, o Centro Social e Paroquial de Polvoreira, Centro Social e Paroquial de Mascotelos-Santiago e Lar de Santo António com o tema Transporte Local. Já os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães vão adotar peças de vestuário alusivas ao Turismo e a Academia da Razão referente a Áreas Verdes. Neste desfile, participam ainda a Ami-Clihotel de Guimarães, Centro Sociocultural Desportivo de Sande S. Clemente, Grupo Bem Viver e Grupo Sénior de Infantas.

[programa 2017]

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *