Mangualde, Sociedade

Mangualde tem novos de cursos de apicultura

metronews-sem-imagem

Estão abertas as inscrições para novos de cursos de apicultura. Organizados por Harald Hafner, contam com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, e têm dois graus de dificuldade: iniciados e avançado. O primeiro realiza-se nos dias 18 e 19 de março e o segundo de 26 de março a 16 de julho, na Raiz dos Saberes (aulas teóricas) e na Quinta do Modorno (aulas práticas). As aulas teóricas realizam-se das 9h00 às 12h30 e as práticas das 14h00 às 18h00. Oferecer a oportunidade de começar a prática apícola em meio urbano ou caseiro, de forma simples, sustentável e a baixo custo é o principal objetivo destes cursos. As inscrições, abertas à comunidade, estão a decorrer e deverão ser efetuadas através do telefone 914457285 ou do email nn.nelas@gmail.com. Os cursos só se realizam com um mínimo de 10 inscritos e um máximo de 15.

 

CURSO INICIANTES

Destinado a pessoas sem ou com pouca experiência que desejem iniciar a aprendizagem da apicultura que querem dar os primeiros passos nesta área, serão abordados temas como: primeiros passos – como começar, fascínio abelhas – porque tornar-se apicultor, colmeias, ferramentas, materiais – e o seu uso, legislação apícola – que é importante, o local certo para as abelhas – como escolher bem, primeiros passos com as colmeias – que podemos ver, introdução a biologia do enxame – a base de tudo e próximos passos – como seguir o caminho.

 

CURSO AVANÇADO

A formação avançada incidirá sobre os seguintes temas: flora apícola e alimentação das colmeias, maneio apícola ao largo do ano e desdobramentos, criação e seleção de rainhas, formação varroa e sanidade apícola e produtos da colmeia – colheita, cuidados, qualidade, transformação e refinação.

Harald Hafner é apicultor profissional em Mangualde. O formador junta 20 anos de experiência na apicultura com abelhas em diferentes países e zonas climáticas, com profundos conhecimentos do mundo e das técnicas de apicultura. A lecionar cursos de apicultura no país há cinco anos, já formou mais de 500 futuros apicultores e é proponente de uma crescente rede de apicultores naturais. É ainda Técnico Apícola e tem um Mestrado em Apicultura (Beekeeping Master) da Escola Apícola de Warth na Áustria.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *