Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Geração Lanhoso capacita Associações Juvenis

Capacitacao de associacoes 1

O Projeto Geração Lanhoso CLDS 3G está a promover uma ação de revitalização/capacitação de Associações Juvenis do concelho da Póvoa de Lanhoso, nomeadamente a Associação de Jovens Emilianos, Associação Juvenil de Vilela, Associação de Jovens de Campos e a Associação Cultural de Jovens de Valdemil.

Esta ação pressupõe um conjunto de Workshops de Capacitação dos elementos que compõem estas associações juvenis com o objetivo de as capacitar para a adoção de práticas de planeamento e gestão, trabalho em rede e para o empreendedorismo social.

Neste momento, já decorreram três sessões nas quais já foram debatidos os temas do diagnóstico organizacional, exploração de áreas de desenvolvimento e definição de atividades a desenvolver em cada uma delas. Na última sexta-feira, a sessão decorreu na Associação de Jovens Emilianos, onde foi aprofundada a realidade dessa associação bem como a sua área de atuação. A próxima sessão está agendada para o dia 24 de fevereiro na Associação Juvenil de Vilela.

Estas sessões, dinamizadas por Armando Fernandes, são uma espécie de encontro entre associações, onde são discutidas ideias que, posteriormente, serão trabalhadas e organizadas de forma a poderem ser concretizadas.

Esta ação está inserida no Eixo 3 – capacitação da comunidade e das instituições do projeto e comporta três dimensões de apoio: a elaboração do diagnóstico participado; a formação sobre temáticas mais específicas e aprofundadas de capacitação organizacional; e a promoção de iniciativas conjuntas de lançamento de um desafio.

Dentro desta ação serão desenvolvidas as seguintes atividades: workshop de sensibilização para a capacitação institucional; capacitação organizacional no âmbito do planeamento estratégico (diagnóstico organizacional e planeamento estratégico junto de cada associação); acompanhamento e monitorização das associações apoiadas; eventos conjuntos das quatro associações; e um desafio final (as várias associações  vão desenvolver um projeto que irá contribuir para resolver um problema de âmbito social).

De lembrar que o projeto Geração Lanhoso tem a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso como parceiro local e a Sol do Ave como entidade promotora e coordenadora, sendo financiado no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Tipologia de operação, Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 3G).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *