Cultura, Évora

“A Cidade da Participação” – Exposição e livro apresentados em Évora

????????????????????????????????????

Na sequência do 2º Encontro de Reabilitação Urbana, realizado em Évora em parceria com a Universidade, surgiram sinergias locais em torno de vários processos de reabilitação, tendo sido apontado o exemplo do projeto de recuperação da Ilha da Bela Vista no Porto.

Neste contexto, a Câmara Municipal de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Universidade de Évora desenvolveram esforços no sentido de tornar possível a apresentação de uma exposição e também de um livro, “A Cidade da Participação”, que ilustram e explicam o processo de reabilitação da Ilha da Bela Vista. A apresentação teve lugar ontem, 14 de Fevereiro, na Direção Regional de Cultura do Alentejo.

A exposição e o livro dão a conhecer o processo que esteve na base da implementação do Programa da Habitação Básica Participada, da autoria do Antropólogo Fernando Matos Rodrigues, Arq. António Cerejeira Fontes e o Sociólogo Carlos Silva.

Para além dos autores, o Vereador Eduardo Luciano, responsável pelo pelouro da administração urbanística, Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo e Teresa Pinheiro Alves em representação da Universidade de Évora, fizeram a apresentação perante uma sala cheia de interessados, maioritariamente estudantes universitários.

Eduardo Luciano agradeceu a vinda dos autores, referindo ter sido este um excelente exemplo de como se pode e deve trabalhar na área da reabilitação urbana tendo como base e principal preocupação o fator humano, e não apenas a frieza das normas e dos regulamentos.

Ficou demonstrado que é possível produzir bons resultados trabalhando em estreita colaboração com os residentes, que são os primeiros interessados, aliando os recursos da arquitetura e engenharia aos das ciências sociais.

A exposição está patente até 14 de Março na galeria de exposições da Casa de Burgos – Rua de Burgos, 5.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *