Celorico de Basto, Desporto

Celorico de Basto no panorama nacional em Andebol

_DSC3834

Bastinhos Escola Clube de Andebol – BECA, em fim-de-semana de jornada dupla, apurou-se para a 2ª fase do Campeonato Nacional de Iniciados, agendada para os dias 4 e 5 de março. Os jogos decisivos para o apuramento decorreram em Celorico de Basto e em Guimarães nos dias 11 e 12 de fevereiro.

O coordenador do Projeto BECA, João Varejão, realçou tratar-se de um “momento histórico para o jovem clube de Celorico de Basto que vê o trabalho de 4 anos de existência coroado com a presença nesta importante fase do referido Campeonato Nacional”.

O jogo de sábado em Celorico de Basto foi decisivo para a obtenção do 4º lugar. A equipa do Vermoim estava na luta direta com a equipa do BECA para a conquista dos 3 pontos. O jogo dirigido por dois árbitros internacionais foi de muito bom nível, que conseguiu entusiasmar o público presente que não se cansou de incentivar os jogadores celoricenses.

No domingo o BECA somou mais 3 pontos na deslocação a Guimarães e fez a festa juntamente com os muitos familiares e amigos que estiveram presentes a assistir.

“Estou muito orgulhoso desta equipa que tem feito um percurso excecional ao longo destes poucos anos de existência” disse o Vereador do Desporto do Município de Celorico de Basto, presente no jogo contra o Vermoim. “Estes resultados derivam de um esforço conjunto e de muita motivação de atletas e equipa técnica que, e nota-se, jogam com amor à camisola” ressalvou.

Importa referir que na época anterior, este grupo de jogadores, então no escalão dos Infantis Masculinos teve uma presença marcante no Encontro Nacional de Infantis Masculinos. Agora, no 1º ano de iniciados masculinos este grupo está a garantir a presença entre as 32 melhores equipas nacionais deste escalão. Segundo João Varejão é “motivo de orgulho e reconhecimento do mérito de todos os que trabalharam para atingir este objetivo”.

A 2ª fase do Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos está agendada para o fim-de-semana de 4 e 5 de março, com o Beca a defrontar em casa na 1ª jornada o Boavista. Uma jornada onde se prevê casa cheia para apoiar o BECA.

Importa ainda referir que na 2ª Fase existem 4 zonas geográficas, de 8 equipas cada, que vão jogar no sistema TxT a 2 voltas. O 1º classificado de cada zona fica apurado para a Fase Final; o 2º classificado de cada zona disputa, juntamente com o representante dos Açores e Madeira, a Fase de Apuramento.

A zona 1 é composta pela equipa de  Águas Santas (Campeão Nacional em Título),  o ABC “A”, o Boavista, o BECA, o Póvoa de Varzim, o Santo Tirso, o Xico Andebol “A” e o Fermentões “A”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *