Desporto, Melgaço

Abertas as inscriçoes para a II edição da Maratona BTT de Melgaço

Maratona_BTT

A modalidade de BTT vai ser de novo apreciada em Melgaço com a II edição da Maratona BTT de Melgaço, prova pontuável para a Taça Cyclin’ Portugal, que arranca em Melgaço, e para o Campeonato do Minho de BTT XCM – Raiz carisma, com a 3ª prova. A Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M., a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo do Minho, com o apoio de diversas entidades, são as entidades responsáveis pela organização do evento que acontece a 19 de março por trilhos e caminhos rurais de Melgaço, começando e terminando no Largo Hermenegildo Solheiro. As inscrições estão a decorrer até dia 15 de março.

A prova está aberta à participação de todos os interessados, a partir dos 16 anos, independentemente de serem ou não atletas federados e prevê a inscrição nas categorias de competição e lazer, estando contempladas três provas: Taça Cyclin’- Maratonas XCM 2017 (Maratona Elite – categorias Elite e Master 30/35/40/45) – ± 90 Km, Maratona Curta (todas as categorias femininas, Master 50/55 e Paraciclismo masculino) – ± 67,5 Km e a Meia Maratona – ± 45 Km. ‘Três etapas que permitirão aos participantes desfrutar de algumas das paisagens mais deslumbrantes do concelho de Melgaço.’, realça um dos responsáveis da iniciativa, Jorge Domingues (Melsport), revelando que ‘o percurso com um nível de dificuldade físico médio alto irá passar por alguns locais de rara beleza, nomeadamente Lobiô, Cavaleiro Alvo, Parque Eólico, Alcobaça, aldeia de Portelinha, Rodeiro, Castro laboreiro, Cousso, Capela de S. Tomé. Alvaredo, Peso e Centro Histórico de Melgaço.

A partida está marcada para as 09h30. De ressalvar que os percursos da Maratona Elite e Maratona Curta poderão ser alterados em caso de intempérie, nomeadamente neve, que ponha em causa a integridade física dos atletas. No caso desta situação o organizador reserva o direito de alterar o percurso da seguinte forma: Maratona Elite – duas voltas ao percurso da Meia Maratona; e Maratona Curta – 1,5 voltas ao percurso da Meia Maratona (corte a definir).

As inscrições na modalidade de Competição podem ser feitas em www.fpcilismo.pt e as de lazer poderão, em breve, ser submetidas no site da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt). A participação tem um custo de 10,00€ e tem de ser feitas até às 24 horas do dia 15 de março.

O programa está disponível em www.melsport.pt.

 

AS BICICLETAS

  • Apenas é permitida a utilização de bicicletas todo-o-terreno (BTT) e com rodas de 26´´, 27,5´´ ou 29´´
  • Não é permitida a utilização de bicicletas elétricas ou com qualquer outro mecanismo auxiliar, que não exclusivamente a força física do próprio utilizador
  • A violação do disposto nos pontos anteriores implica a impossibilidade de alinhar à partida da prova, ou se tal for detetado durante a mesma, a desclassificação do atleta.

 

Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e que corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, a Maratona visa igualmente potenciar a marca Melgaço e tudo o que a referida aporta a vários níveis, como a gastronomia, cultura, história, costumes, desporto de Natureza entre outros.

 

A saber…

O arranque da Taça Cyclin’ XCM é em Melgaço, tendo depois mais quatro etapas: Seia, Mêda, Açores e outra ainda a definir. Por sua vez, o Campeonato do Minho de BTT XCM – Raiz Carisma é composto pelas seguintes provas: Roriz (Barcelos), Ponte de Lima, Melgaço, Paredes de Coura e Monção.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *