Arouca, Cultura

Exposição «Rancho Infantil: O Futuro da Tradição» em Arouca

exposição-Rancho Infantil

Até 3 de março, as fotografias de José Roldão abrem-nos a porta do imaginário, no espaço de exposições da Biblioteca Municipal de Arouca. A ideia do tema desta exposição, «Rancho Infantil: O Futuro da Tradição», surgiu após o fotógrafo ter realizado a primeira sessão fotográfica dessas crianças e jovens que dedicam parte do seu tempo a manter viva a música e dança tradicionais portuguesas. Percebeu que eles estão ali de corpo e alma, totalmente envolvidos, assim como seus pais e organizadores, nessa tarefa importantíssima que é manter vivo o folclore nacional. São o futuro, o legado de toda essa tradição.

José Roldão é filho de emigrantes portugueses no Brasil, cuja família, ao fim de vários anos, retornou para sua terra de origem: a freguesia de Alvarenga, no concelho de Arouca. Sempre teve apreço pela fotografia, mas em 2016 decidiu aplicar-se mais profundamente e tornar-se fotógrafo profissional.

Suas principais áreas de interesse fotográfico são ensaios femininos e sessões de família e crianças. Também trabalha com fotografia de eventos e paisagens.

Está também engajado com a literatura e já publicou em livros de contos e crónicas no Brasil e China, e está a escrever um romance; além disso, é músico no projeto Peixe da Lua, onde canta e toca guitarra acústica.

Estas fotografias visam transmitir o bom ânimo dessas crianças e jovens e relembrar aos adultos e mais velhos da sua importância no cenário do folclore português. Que estas imagens sirvam para reanimar os ranchos infantis de todas as regiões, que seu valor seja reconhecido e recebam de todos nós o apoio e o estímulo necessários para que continuem a levar a tradição adiante. Eles merecem.

 

Para conhecer mais fotografias, entrar em contacto ou deixar sua mensagem para José Roldão:

www.joseroldao.com

contato@joseroldao.com

+351 917 261 929

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *