Estremoz, Sociedade

A DECO a Câmara Municipal de Estremoz reforçam os direitos dos consumidores em 2016

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A DECO – Delegação Regional de Évora, no âmbito do protocolo vigente com a Câmara Municipal de Estremoz, registou no ano de 2016, um aumento de quase 80% de pedidos de intervenção relativamente a 2015.

O Gabinete de Apoio ao Consumidor no Município de Estremoz recebe na tarde da última quarta-feira de cada mês, uma jurista da DECO Évora que, na Biblioteca Municipal, atende os munícipes do concelho, prestando informação e apoio na resolução de conflitos de consumo e em situações de sobre-endividamento das famílias. Este atendimento é gratuito aos consumidores.

Em resultado do protocolo com o Município de Estremoz, verificámos durante 2016 um aumento do número de reclamações apresentadas pelos munícipes consumidores de Estremoz, tendo sido registados 103 pedidos de intervenção, número muito superior ao de 2015 em que se registaram 57 pedidos. As situações de sobre-endividamento das famílias (48%), as comunicações eletrónicas (16%) e ainda o setor da energia e da água foram os temas que lideraram as reclamações neste último ano.

A DECO e a Câmara tem desenvolvido uma parceria vantajosa para que os consumidores de Estremoz resolvam os seus conflitos de consumo e beneficiem de melhor informação para fazer as escolhas de consumo mais acertadas e fazer uma melhor gestão do seu orçamento. Para isso tem sido também dinamizados espaços de informação em rádios locais, oferecendo um maior acesso dos consumidores à informação. A DECOJovem também tem procurado trabalhar com as escolas do concelho para promover a educação do jovem consumidor dinamizando sessões informativas em contexto escolar.

Também as IPSS’s do concelho se tem associado às iniciativas desenvolvidas pela DECO, colaborando com a realização de workshops para a comunidade sobre os temas que mais preocupam a população desta região do Alentejo, como seja as questões relacionadas com a gestão do orçamento, os critérios de escolha a ter na compra de bens e serviços e os direitos do consumidor.

Ao abrigo do protocolo com a Câmara Municipal, os munícipes do concelho poderão beneficiar de apoio da DECO estabelecendo, para o efeito, contacto prévio com a Autarquia afim de realizarem marcação para o atendimento mensal, através do contacto telefónico 268 339 225.

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