Castro Marim, Cultura

“Segredos de Lucía – Friday Nights de Lucía” em Castro Marim

segredos_de_lucia_cartaz

Promovida pela Câmara Municipal de Castro Marim, a iniciativa “Segredos de Lucía – Friday Nights de Lucía” nasceu da vontade de ampliar e promover o Festival de Lucía, que teve, em 2016, a sua edição zero. Com a fadista Mariza como madrinha e embaixadora, o Festival de Lucía é uma homenagem ao eterno génio da guitarra, Paco de Lucía, e também as mulheres, através da memória de sua mãe, Lúcia, que era natural de Monte Francisco e cuja alegria e semblante lusitano sempre o inspirou.

No âmbito do Festival de Lucía, lança-se agora os “Segredos de Lucía – Friday Nights de Lucía”, um extraordinário concerto com Pedro Jóia Trio (Pedro Jóia na guitarra, João Frade no acordeão e Norton Daiello no baixo) e um convidado especial, que trará o flamenco de Algeciras, terra que viu Paco de Lucía nascer e crescer. Esta iniciativa, que acontece no dia 17 de março, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, pelas 21h30, assinala também o arranque do processo da geminação de Castro Marim a Algeciras, que pretende consolidar a memória do guitarrista a estes territórios.

Parafraseando o disco de guitarra mais conhecido, reconhecido e vendido mundialmente, em que participa, de forma destacada, Paco de Lucía – “Friday Night in San francisco” – a Câmara Municipal de Castro Marim avança com a apresentação dos “Segredos de Lucía” em determinadas sextas à noite, cimentando junto do grande público a ligação umbilical deste génio imortal ao Algarve, e, adaptando o mesmo espetáculo à especificidade local, fazendo a sua ligação a artistas locais, cruzando dança, vozes e flamencos, com as guitarras do Pedro Jóia e o Acordeão do João Frade.

No âmbito do programa 365 Algarve e da sua política de descentralização e circulação de eventos, os “Segredos de Lucía – Friday Nights de Lucía” contemplam uma parceria com os municípios de Loulé e Lagos, que levam a iniciativa aos seus palcos de eleição, contribuindo para um maior enriquecimento e diversificação da oferta cultural e turística na região durante a chamada época baixa.

Paco de Lucía, reconhecido como um dos melhores compositores e guitarristas do mundo, aprendeu os seus primeiros acordes com o pai, Antonio Sánchez, também guitarrista de flamenco. A sua ligação às raízes maternas perpetua-se no seu nome artístico e no álbum intitulado “Castro Marín” (1981).

Ainda este ano, a Câmara Municipal de Castro Marim vai avançar com a construção de um memorial a Paco de Lucia no largo onde viveu a sua mãe, com o objetivo de reforçar o laço ao guitarrista e criar um local de romaria e peregrinação para os admiradores daquele que é o mestre absoluto do flamenco.

A venda de bilhetes para os “Segredos de Lucía – Friday Nights de Lucía” , por 5 euros, deverá arrancar brevemente, estando já disponível a possibilidade da pré-reserva no Gabinete de Apoio ao Munícipe, através dos contactos: 00351 281510778 | gam@cm-castromarim.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *