Portimão, Sociedade

Portimão celebra a “folia” do Carnaval com forte apoio do associativismo local

Cartaz -2017_Viva o Carnaval

Portimão vai celebrar o Carnaval, entre os dias 11 e 28 de fevereiro, com bailes, desfiles, Teatro de Revista à Portuguesa e música de percussão inserida no VI Festival Internacional de Percussão de Portimão e III ENCONTRóBAIXO. Este ano o Carnaval vive-se mais uma vez de uma forma espontânea e popular, reflexo da tradição que esta quadra tem e diretamente relacionada com a dinâmica e criatividade do movimento associativo apoiado pela Câmara Municipal.

Os Bailes de Carnaval constituem uma das principais referências e convidam os foliões a revelar a sua imaginação e a festejar estes dias com muita alegria e divertimento, realizando-se um pouco por todo o concelho. Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube União Portimonense, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, Sociedade Vencedora Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense e Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense apresentam um programa como manda a tradição pautado por atividades carnavalescas cheias de folia.

O Sporting Glória ou Morte Portimonense apresenta seis Bailes de Carnaval nos dias nos dias 11, 18, 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, sempre às 21h00, na Antiga Lota de Portimão. De referir o espírito de colaboração desta coletividade com a Academia de Música de Lagos / Conservatorio de Música de Portimão, no âmbito do VI Festival Internacional de Percussão com o concerto “Noite Músicas do Mundo – Afro Tribal Carnival Jam Session com Rhakatta”, agendado para o dia 27 de fevereiro na Antiga Lota. Esta pareceria vai mais longe e no dia 28 de fevereiro, pelas 14h30, os marchantes do Glória ou Morte Portimonense vão participar no Grande Desfile de Encerramento – Batuca no Carnaval entre o Largo da Mó e Coreto de Portimão.

O Clube União Portimonense é um espaço de referência em Portimão e apresenta um programa anual de atividades que prima pelo seu dinamismo recreativo e cultural. No Carnaval não é exceção e agarrado às tradições, o Clube União Portimonense vai organizar no dia 25 de fevereiro o famoso “assalto de Carnaval” e nos dias 27 e 28 de fevereiro, pelas 21h30, os Bailes de Carnaval, onde miúdos e graúdos se juntam para viver o carnaval com toda a pompa e circunstância.

A Sociedade Vencedora Portimonense, localizada no centro histórico de Portimão, palco e sede de inúmeras atividades anuais alternativas da Associação Contramaré continua a promover o convívio ligado à tradição cultural com os Bailes de Carnaval nos dias 25, 27, 28 fevereiro pelas 21h00.

Os bailes de Carnaval do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense realizam-se nos dias 25, 26, 27, e 28 de fevereiro pelas 21h30. Este ano esta coletividade irá organizar mais uma vez o seu mítico Desfile Infantil agendado para o dia 28 de fevereiro, pelas 15h00. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas através do contacto telefónico 282422 976, 967188290 ou 910418476. Uma forma de incutir nos mais novos o espírito folião desta quadra e que faz parte da identidade da comunidade portimonense. A tradicional revista do Boa Esperança, uma Revista à Portuguesa, tem estreia marcada para o dia 24 de fevereiro, sexta-feira, às 21h30, este ano sob o mote “Thô Xaringado e Mal Pague”, uma expressão tipicamente algarvia que pretende representar uma sátira política e social.

A Sociedade Recreativa Figueirense apresenta nos dias 26 e 28 de fevereiro, às 15h30, um Desfile Carnavalesco organizado pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande. O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense que desenvolve atividades de carácter desportivo, cultural e recreativo celebra o carnaval com um Baile no dia 18 de fevereiro, às 20h00 e nos dias 26 e 27 de fevereiro pelas 16h00 uma matiné dançante para a comunidade e visitantes.

O Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha vai celebrar o Carnaval com a alegria e a boa disposição do costume nos afamados Bailes agendados para os dias 25 e 27 de fevereiro, pelas 21h30.

Para além dos Bailes, Desfiles e Revista à Portuguesa, o Carnaval em Portimão contará com a sexta edição do Festival Internacional de Percussão de Portimão e III ENCONTRóBAIXO. De 24 a 28 de fevereiro e por alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade irão realizar-se 15 workshops/masterclasses e 6 concertos. No dia 24 de fevereiro, pelas 10h30, realizar-se-á o Grande Desfile de Abertura com o grupo BOMBOÉMIA (Universidade do Minho), com a participação dos alunos das Escolas do Ensino Básico de Portimão com início na Alameda da Praça da República de Portimão e término no Largo 1º de Maio (Praça do Município). O Grande Desfile de Encerramento está agendado para o dia 28 de fevereiro, pelas 14h30, Terça-feira de Carnaval, a partir das 14h30 com o concerto “Batuca no Carnaval” protagonizada por várias Associações do município e com um percurso que promete animar o centro da cidade (Largo da Mó – Alameda da Praça da República – Rua Direita – Largo 1º de Maio – Coreto de Portimão).

Portimão convida a comunidade e os visitantes a viverem o Carnaval imbuídos no espírito de folia e protagonizado pelo associativismo local nos espaços recreativos, culturais e desportivos do concelho responsáveis por criar momentos especiais de convívio e de sociabilidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *