Cultura, Montijo

Exposição Matéria Comum no Montijo

Ines Almeida_Two hidden stories

No próximo sábado, 11 de fevereiro, às 16h00, Galeria Municipal do Montijo abre ao público a exposição Matéria Comum de David de Almeida e Inês Almeida. A mostra vai estar patente até 18 de março.

Embora se situem em disciplinas artísticas distintas, existe uma matéria comum entre as pequenas peças de joalharia de Inês Almeida (1977) e os trabalhos de pintura, gravura e escultura de seu pai, David de Almeida (1945-2014).

Uma exposição que pretende sublinhar as interseções, os gestos, os legados, as cumplicidades artísticas de pai e filha, evocando um fazer transmitido que mobiliza, em simultâneo, diferentes práticas artísticas.

A exposição, que inclui trabalhos de gravura, pintura, escultura e joalharia, coloca em diálogo algumas das obras da vasta produção artística de David de Almeida e peças de joalharia de sua filha Inês Almeida, permitindo não só descobrir o saber fazer da matéria comum que os une, mas também celebrar o trabalho de dois criadores com um percurso estético muito singular.

David de Almeida foi um artista plástico cuja obra se estendeu à gravura, pintura, escultura e à arte pública. Iniciou o seu percurso na Escola de Arte Decorativas de António Arroyo, tendo mais tarde lecionado nesta mesma instituição. É considerado uma referência na Gravura contemporânea europeia, tendo a sua obra sido premiada nacional e internacionalmente.

Inês Almeida é Mestre de Ensino em Artes Visuais, sendo professora da disciplina de Projeto e Tecnologias de Ourivesaria e Gravura do curso de Produção Artística, na Escola Artística António Arroio. Fez o Curso Artes Aplicadas com especialização em Joalharia na Escola Massana Centre d´ Art i Disseny, vinculada à Universidade Autónoma de Barcelona. Expõe desde 1995 em Portugal, Espanha, Polónia, Holanda e Alemanha. A sua obra já premiada está referenciada em diversas bibliografias internacionais como a “Jewelbook – International  Annual of  Contemporary  Jewel  Art  12/13” ou “Anillos: 500 Creaciones Artísticas de todo el Mundo” de Nicolas Estrada.

Pode visitar a exposição Matéria Comum de segunda-feira a sábado, 9h00-12h30 e 14h00-17h30. A entrada é livre. Não perca!

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *