Alcoutim, Sociedade

Município de Alcoutim celebra protocolo com Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana

Cumeadas

No sentido de garantir o desenvolvimento de ações no âmbito da conservação e valorização do património natural, endógeno, agrícola e florestal, a Câmara Municipal de Alcoutim deliberou recentemente celebrar um protocolo de colaboração com a Associação Cumeadas – Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana, no âmbito do qual se compromete a apoiar a associação com uma verba de 20 mil euros.

Esta deliberação teve em conta um documento de igual teor, celebrado em fevereiro de 2016, cujo resultado foi bastante positivo ao nível da proteção dos cidadãos e território, nomeadamente nas relações interinstitucionais com vista à promoção da floresta na região.

O protocolo tem por objetivo dinamizar o trabalho de equipa nas diversas áreas em que a associação presta serviços, no sentido de melhorar e valorizar todas a comunidade rural, designadamente com o desenvolvimento de ações de sensibilização junto da população, assim como colaboração na organização de jornadas e eventos.

Pretende-se também apoiar o funcionamento ativo da equipa de Sapadores Florestais, cujas competências passam pelo desenvolvimento de ações de silvicultura preventiva, ações de vigilância de incêndios e apoio ao combate (primeira intervenção, ações de rescaldo e vigilância após rescaldo).

Com sede na aldeia do Pereiro, a Cumeadas tem como área de intervenção todo o concelho de Alcoutim e duas freguesias do concelho de Castro Marim (Azinhal e Odeleite).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *