Destaque, Portimão, Sociedade

Marchas Populares 2017 já mexem em Portimão

C69B8764

No passado dia 2 de Fevereiro teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho de Portimão a cerimónia de assinatura de um contrato-programa entre a Câmara Municipal e seis associações, no valor total de seis mil euros (mil euros por associação), com vista à execução dos desfiles das marchas populares no Município.

Esta cerimónia contou com a participação da Sr.ª Presidente da Câmara Dr.ª Isilda Gomes e dos presidentes ou representantes da direção das seis associações participantes no evento: a Alvorecer – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Freguesia de Alvor; o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense; a Sociedade Recreativa Figueirense; o Sporting Glória ou Morte Portimonense; a Sociedade Filarmónica Portimonense; e a Academia de Música de Lagos.

No seu discurso de agradecimento, a Sr.ª Presidente da Câmara salientou “o enorme orgulho que tenho nas marchas de Portimão e no movimento associativo portimonense”, relevando o facto de estas associações terem conseguido realizar as marchas em anos anteriores sem qualquer tipo de apoio financeiro da autarquia, que enfrentava grandes constrangimentos financeiros. A Sr.ª Presidente mencionou, também, a enorme adesão popular que as marchas suscitaram, tendo sido vistas por milhares de pessoas.

Dada a melhoria da situação orçamental do Município para o ano de 2017, a Sr.ª Presidente fez questão que os primeiros contratos-programa fossem dirigidos a estas associações, como forma de agradecimento pelo seu importante papel na vida cultural dos munícipes portimonenses.

Ficou, ainda, a promessa de que estes contratos-programa serão alargados com a maior celeridade possível a outras associações, consoante a disponibilidade financeira da autarquia. O Município de Portimão conta à data com mais de 150 associações o que, no entender da Sr.ª Presidente, demonstra bem a vitalidade da sociedade civil portimonense.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *