Alcoutim, Sociedade

Alcoutim inaugura novo Equipamento Residencial para Pessoas Idosas

IMG_8787

O novo Equipamento Residencial para Pessoas Idosas, denominado como Lar Nossa Senhora da Conceição, em Martim Longo foi inaugurado na passada quarta-feira, 01 de fevereiro, pelo Ministro do Trabalho da Solidariedade e da Segurança Social, Dr. José António Vieira da Silva, Osvaldo dos Santos Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, de D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve, Aníbal Guerreiro Cardeira, Presidente da junta de Freguesia de Martim Longo Albino Martins, Diácono e Presidente da Direção do Centro Paroquial de Martim Longo.

O ato inaugural iniciou-se com o descerrar da placa de inauguração do Lar, seguido da bênção do edifício realizada pelo D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve seguindo-se uma visita às instalações, contando com a presença de Jorge Botelho, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, Francisco Amaral, ex-presidente da Câmara de Alcoutim e atual autarca de Castro Marim, Maria Margarida Alves, diretora do Centro Distrital de Faro da Segurança Social, entre outras entidades locais e regionais, os utentes da instituição e a população que aderiu em força a esta inauguração, foram várias centenas as pessoas que fizeram questão de assistir ao ato.

O Lar da Nossa Senhora da Conceição implicou um investimento total de 1.259.319,38 euros, inteiramente suportado pela Câmara Municipal de Alcoutim, o novo equipamento social tem capacidade para institucionalizar 37 pessoas e vai ser gerido pelo Centro Paroquial de Martim Longo tendo o apoio da Segurança Social.

“Este equipamento só existe porque se juntaram várias vontades: a da comunidade, a da autarquia, que arcou com a responsabilidade financeira da obra e isso é extremamente importante, porque sem essa vontade ela não existia; e depois a da Segurança Social, que entra a apoiar o funcionamento, que sem esse apoio a garantia de acesso aos beneficiários mais carenciados não podia ser garantido”, afirmou o Ministro Vieira da Silva.

O Presidente da Câmara, Osvaldo dos Santos Gonçalves, relembrou, na sua intervenção, o longo percurso efetuado para a concretização deste projeto e salientou a importância do mesmo para a comunidade, sublinhando a importância da obra como resposta às necessidades dos idosos, mas também por ser geradora de emprego. “O problema com que nos debatemos de forma titânica é a questão da fixação de pessoas no território, especialmente jovens, e isto reforça-nos a esperança de que, fixando casais jovens, de idade ativa, venham criar os seus filhos aqui, os coloquem na escola e permaneçam. Nesse sentido, hoje [quarta-feira] demos um grande e significativo passo”, O novo lar “permite dotar a freguesia de um equipamento social capaz de corresponder às necessidades da população e permite que o concelho de Alcoutim reforce a sua capacidade nesta tipologia de equipamento, indo ao encontro das necessidades verificadas no âmbito do trabalho de revisão e atualização do diagnóstico social do concelho, enquanto este se afirma, em termos regionais, como um concelho de excelência na cobertura deste tipo de respostas”, referiu o Presidente da Câmara.

A obra teve início em Agosto de 2013 e entrou em funcionamento no dia 27 de dezembro de 2016, tem atualmente 36 camas preenchidas, faltando por preencher uma vaga não comparticipada pela Segurança Social.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *