Albergaria-a-Velha, Sociedade

GIP de Albergaria-a-Velha regista aumento de 200% na colocação de desempregados

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Albergaria-a-Velha registou, em 2016, um aumento de cerca de 200 por cento na colocação de desempregados em postos de trabalho. Em 2015 foram empregadas 56 pessoas, esse número subiu para 171 no ano passado.

O GIP realizou o balanço do ano e registou um aumento nos atendimentos e nas colocações, resultado de uma política de articulação que tem vindo a desenvolver com os desempregados e com o tecido empresarial do Concelho e outras entidades empregadoras.

No ano passado, o GIP realizou 1086 atendimentos personalizados a pessoas desempregadas. Comparando com o ano de 2015, em que foram realizados 679 atendimentos, regista-se um aumento de 60 por cento. Relativamente a ofertas de emprego em 2016, o GIP registou 65, para as quais encaminhou 1069 pessoas.

O Gabinete de Inserção Profissional, em parceria com o CLDS Albergaria Integra’T, dinamizou sessões de esclarecimento intituladas “Acabou a Escola, e agora?”, no Conservatório de Música da Jobra (CMJ). Foram envolvidas as seis turmas do 12.º ano, com o objetivo de informar e esclarecer sobre a integração dos jovens no mercado de trabalho. Nestas sessões, que contaram com a colaboração dos professores do CMJ, foram também apresentados os serviços disponibilizados através do GIP e do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Os Gabinetes de Inserção Profissional são promovidos por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, que visam apoiar os jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. O GIP de Albergaria-a-Velha, em articulação com o IEFP, tem apoiado cada vez mais os desempregados, estabelecendo uma relação de proximidade, disponibilizando salas para entrevistas, o que tem levado a uma redução das deslocações ao Centro de Emprego de Águeda, que é a entidade que serve o Concelho de Albergaria-a-Velha.

O índice de desemprego tem vindo a baixar em Albergaria desde 2015, registando, até novembro de 2016, uma diminuição homóloga de -31,8 por cento. Neste período, de janeiro a novembro, o Concelho Albergariense regista a maior queda no desemprego entre os 19 municípios do distrito, de acordo com a União de Sindicatos de Aveiro.

Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *