Cultura, Destaque, S. João da Madeira

“Noite de Reis” percorre as ruas da cidade de S. João da Madeira

No âmbito da sua programação para a quadra natalícia, S. João da Madeira assinala os Reis com três momentos marcantes a pontuar a primeira quinzena de janeiro, refletindo a boa parceria desenvolvida entre a Câmara Municipal e as instituições e associações da cidade.

Já nesta sexta-feira, 6 de janeiro, às 21h30, ruas, praças e largos de S. João da Madeira são palcos para uma encenação teatral intitulada “Noite de Reis”, dividida em cinco estações, nas quais se recria a tradição cristã dos três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltasar –, que se deslocam de terras distantes, seguindo a Estrela de Belém, para prestarem homenagem a Jesus, oferecendo-lhe presentes.

A primeira cena, designada “Cabana do Velho Simão”, tem lugar na zona da rotunda do Hospital de S. João da Madeira, sendo assegurada pelo Grupo de Teatro do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior (TOJ). Daí a “peregrinação” segue pela Avenida Dr. Renato Araújo até ao Largo do Souto, onde se dá o “Encontro dos Três Reis Magos”, pelo grupo de teatro “Serafins” do Agrupamento de Escolas Serafim Leite.

Prosseguindo pela Avenida Dr. Renato Araújo, o percurso sobe depois pela Rua Colégio Castilho até ao Largo Sto. António, para a interpretação de vários quadros relativos à tradição dos Reis, envolvendo o Coro dos Pequenos Cantores, o grupo “Fugas Poéticas”, a Escola de Dança Ana Luísa Mendonça e o Centro de Cultura e Desporto (CCD) de S. João da Madeira.

Rumando a seguir à Praça Luís Ribeiro, o público assistirá, no Elemento Arquitetónico aí situado, ao “Encontro dos Reis Magos com o Rei Herodes”, com a participação dos grupos de teatro “Troupe” e “Serafins”, ambos do Agrupamento de Escolas Serafim Leite, e “Lua Nova”, do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, bem como da Associação Ecos Urbanos e da Academia de Bailado Liliana Leite.

A encenação desta “Noite de Reis” em S. João da Madeira culmina com um “Presépio Vivo” na Praça 25 de Abril, em frente à Casa da Criatividade. Esta “estação” final terá como intérpretes a Associação de Promoção da Juventude (APROJ), a Universidade Sénior e a Associação de Solidariedade Social dos Professores (ASSP).

Este evento conta ainda com a colaboração da Paróquia, dos Bombeiros e da PSP de S. João da Madeira, bem como da empresa Heliotextil, que cedeu materiais para a composição dos cenários.

 

Encontro de Troupes e Concerto de Reis

A celebração natalícia continua no dia seguinte, sábado (7 de janeiro), às 14h30, com o II Encontro de Troupes dos Reis, promovido pela Tuna dos Voluntários de S. João da Madeira, na Casa da Criatividade. A entrada é gratuita.

Além do grupo organizador, os intervenientes sanjoanenses são o ATL Gente Miúda, a Associação Cultural e Recreativa “É Bom Viver” e a Banda de Música. A estes juntam-se convidados de outras localidades, como a Troupe dos Bombeiros Voluntários de Ovar e a Troupe de Reis de Sta. Maria da Feira, entre outros. A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de S. João da Madeira apoiam esta iniciativa.

Na noite de 14 de janeiro, também na Casa da Criatividade, realiza-se o Concerto de Reis “Rituais & Paródias”, pelo Coro de Câmara de S. João da Madeira, que se propõe apresentar um espetáculo diferente e arrojado, juntando em palco a música e a dança. Bilhetes entre 4 a 8 euros, à venda na BilheteiraOnline (BOL) e nos locais habituais.

Se precisa de uma agência de marketing digital? Pode verificar a Livetech

Se precisa de implantes dentarios pode fazer na clinica dentária Medway

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *