Destaque, Educação, Estarreja

Academia Empreendedora em Estarreja é um sucesso junto dos estudantes

Estarreja está a formar jovens empreendedores, transmitindo o conhecimento e as ferramentas necessárias que possam ser úteis para o seu futuro, e essencialmente transmitir competências empreendedoras. Foi com esta missão que surgiu mais uma Academia Empreendedora.

Estudantes dos 10º e 11º anos de Estarreja e Vagos participaram na 2ª edição da Academia Empreendedora que decorreu no Ciclo Criativo, no âmbito do programa “Empreendedorismo na Escola”, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja em parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja, com o objetivo de estimular o espírito empreendedor e fomentar atitudes e comportamentos propícios ao desenvolvimento de uma cultura inovadora e criativa.

A academia teve lugar na recém-inaugurada Sala Dow Portugal – Laboratório de Empreendedorismo Jovem, nos dias 21 e 22 de dezembro de 2016, com um total de 10 horas de formação. Nesta edição, os 25 jovens participantes tiveram a oportunidade de aprender algumas das ferramentas mais importantes do mundo do empreendedorismo – “como criar uma proposta de valor”, “storyboard” e “pitch” – que lhes serão úteis quer na sua vida escolar, como no mundo empresarial ou no mercado de trabalho.

As palavras dos jovens certificam a importância deste momento de aprendizagem nos seus percursos formativos, ao qual dizem presente mesmo que para isso tenham de abrir mão de uns dias das suas férias escolares. “Eu abdiquei das minhas férias porque é importante. As férias temos sempre, agora oportunidades como esta que a Câmara Municipal nos dá, uma academia de empreendedorismo, é realmente muito bom porque podemos aprender coisas novas e aplicar conhecimentos. É uma mais-valia e não se trata de perder dias de férias”, afirma Inês Castro, 16 anos, estudante da Escola Secundária de Estarreja (ESE), demonstrando um carácter em sintonia com a essência desta academia.

“Ser-se empreendedor é ter uma atitude positiva, ser confiante, ter ideias que possam fazer a diferença, ter atitude e saber inovar”, descreve. E para que não haja dúvidas remata: “No futuro e com que aprendi definitivamente vejo-me como uma jovem empreendedora”.

O ambiente informal da academia e o trabalho desenvolvido em grupo, onde prevalece o espírito livre e criativo, são características muito apreciadas pelos participantes. Eduardo Oliveira, 17 anos, da ESE, gostou da experiência em especial da forma como aprenderam a trabalhar em grupo e a lidar com diferentes personalidades. Leva na bagagem do conhecimento “ideias de como vender o nosso projeto”. Na opinião deste estudante, “ser jovem empreendedor é ser o mundo” porque na aldeia global em que vivemos “um projeto pode tornar-se referência mundial”, lembra.

“Empreendedorismo na Escola” é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Estarreja em parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja e o Núcleo de Empreendedorismo da Escola Secundária de Estarreja, com o objetivo estratégico de promover o empreendedorismo nas escolas do município, contando ainda com o relevante patrocínio da DOW Portugal.

Tal como no ano anterior, com um programa que culmina com o Concurso de Ideias Jovem Empreendedor, são promovidas três ações distintas para os alunos do ensino secundário: a Academia Empreendedora, o Bootcamp de Empreendedorismo e o Seminário de Empreendedorismo Jovem. A edição deste ano do “Empreendedorismo na Escola” inclui atividades destinadas a todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao secundário. Todas as ações têm um ponto em comum: transmitir os princípios do empreendedorismo como fator importante para a educação e futuro dos alunos.

Se precisa de agência de web design pode ver a Livetech

Clínica dentaria para a aplicação de Facetas Dentárias pode consultar a Medway

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *