Educação, Mação

Mação premiou mérito e entregou Bolsas de Estudo

image004-10

Teve lugar no dia 27 de dezembro de 2016 a Cerimónia de Entrega das Bolsas de Estudo e Prémios de Mérito da Câmara Municipal de Mação, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira.

As bolsas de estudo são um projeto que a Autarquia promove desde 2004 que se traduz num apoio efetivo a jovens do Concelho de Mação que frequentem o Ensino Superior. As bolsas são atribuídas a alunos que ingressam no ensino superior público e a posterior renovação das bolsas dos alunos até que concluam os seus Cursos sem reprovações. São 18 alunos do ensino superior público que contam com o apoio da sua Autarquia que procura, assim, contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural. As Bolsas de Estudo são atribuídas por Concurso de acordo com o rendimento per capita comprovado.

 

Prémios de Mérito Escolar

Com os Prémios de Mérito, a Câmara Municipal de Mação brinda também os melhores alunos do 2.º e 3.º Ciclos e Secundário que estudam em Mação, num reconhecimento pelo seu esforço e boa prestação escolar.

Os Prémios do 2.º e 3.º Ciclos são de 250 euros e o do Ensino Secundário é de 500 euros. A atribuição destes Prémios é feita com base na informação disponibilizada pela Escola EB 2,3/S de Mação. Este ano os Premiados foram Duarte Barreta pela melhor média do 2.º ciclo em 2015/2016. O Prémio para a melhor média do 3.º ciclo foi para Clara Silva Minhoto e o do ensino Secundário foi atribuído a Glória Morais Alves.

O Prémio Gonçalo Matos premeia a excelência e tem o nome do aluno do Concelho que, até à data, teve a melhor média de entrada na Universidade desde a instituição dos Prémios. Cada ano o prémio é atribuído ao aluno com residência no Concelho, mesmo não sendo estudante em Mação, que tenha a melhor média de entrada no Ensino Superior. Quando a média do jovem Gonçalo Matos for ultrapassada o Prémio receberá o nome do aluno que a superar, o que ainda não aconteceu este ano pois a média a superar é de 19.1 valores. O valor do Premio Gonçalo Matos é de €500. O Prémio foi entregue a duas alunas que tiveram a mesma média de entrada na Universidade, Glória Morais Alves e Beatriz Esteves Branco.

 

No final da Cerimónia o Diretor do Agrupamento de Escolas, José Almeida, sublinhou “um projeto conjunto da Escola, da Câmara, dos Alunos e da Comunidade que é o de uma educação de excelência”. O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, referiu que “esta iniciativa da Câmara Municipal de Mação é um claro investimento no enriquecimento do percurso escolar e formação dos jovens do Concelho” sublinhando que “a área da Educação como projeto global e em várias vertentes reflete um investimento anual de meio milhão de euros. É um valor que exige algum esforço mas não deixamos de o fazer”. Por fim, deixou um repto aos alunos Bolseiros para que “nunca se esqueçam das vossas origens pois o futuro de Mação será, muito, o que vocês quiserem que seja!”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *