Celorico de Basto, Sociedade

Residência artística apresentada em Celorico de Basto

rapadura

Celorico de Basto apresenta esta sexta-feira, 23 de dezembro, pelas 16h00, no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, o projeto “Café Cultural Residência Artística”, uma iniciativa que trará a Celorico de Basto, a partir de janeiro de 2017, artistas de várias áreas e de várias pontos do mundo.

“É um projeto arrojado mas que nos assenta perfeitamente. A nossa comunidade é cada vez mais recetiva às manifestações culturais e associa-se com facilidade a projetos deste âmbito. Temos infraestruturas com todas as condições para receber os artistas que se candidatem a este projeto. Ao mesmo tempo, é importante referir que estamos muito bem situados geograficamente e dispomos de características naturais que se tornam, com facilidade, fonte de inspiração para os artistas” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

O projeto Residência Artística de Celorico de Basto nasceu de uma parceria entre o município de Celorico de Basto e a organização Café Cultural do artista plástico e produtor cultural Brasileiro – Vicente Coda.

Este projeto iniciará oficialmente em janeiro de 2017 e numa 1ª fase os artistas serão convidados a realizar um projeto artístico que incidirá em trabalho a solo, trabalho conjunto com os outros residentes, trabalho com a comunidade local e uma apresentação final aberta ao público. Esta residência artística abrirá as suas portas à escala global, podendo acolher artistas de todo o mundo que apresentem candidatura ao projeto.

As candidaturas serão analisadas por um conjunto alargado de pessoas ligadas às artes, com currículo firme nas mais diversas áreas.

O epicentro da residência artística será o Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, mas as atividades decorrem também em outros equipamentos municipais. Este projeto permitirá também o enriquecimento do acervo municipal com os trabalhos realizados pelos artistas envolvidos.

A apresentação pública da Residência Artística conta com a atuação do grupo Brasileiro RAPadura, um coletivo que funde a urbanidade do hip-hop com a música sertaneja e forró mais características das zonas rurais. Com diversos prémios ganhos no Brasil, os RAPadura chegam a Celorico de Basto no final da sua Tournée Europeia que os levou às principais cidades da Europa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *