Melgaço, Sociedade

Melgaço quer reunir os melgacenses em prol do comércio local

sessoes-de-formacao-_-janeiro-1

A Câmara Municipal de Melgaço quer reunir novamente os melgacenses, desta vez para juntos definirem uma estratégia de desenvolvimento do comércio local. O evento acontece nos dias 7 e 14 de janeiro, pelas 15h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal, tendo como público-alvo os comerciantes e empresários interessados em investirem no concelho.

Com a iniciativa a autarquia pretende assumir um Pacto Comunitário com os melgacenses, ‘um compromisso para o desenvolvimento de Melgaço’, afirma Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço.

Assim, estão previstas duas sessões de formação com os comerciantes e aspirantes a tal, sob a temática ‘Comércio Tradicional em Melgaço – (‘Vamos fazer o que ainda não foi feito…’)’. A primeira ação, ‘O que podemos fazer?’, acontece no dia 7 de janeiro, sob a orientação de João Abreu, que desafiará os presentes a pensarem juntos como gerar ideias de negócio criativas com baixo orçamento. Para tal serão apresentados dois casos de sucesso, com comerciantes de outras localidades com as mesmas características da Vila de Melgaço. A segunda sessão acontece no dia 14 de janeiro com o tema ‘Que apoios podemos ter para fazer acontecer?’. A formadora será a Helena Carvalho e focar-se-á em quatro pontos fundamentais para levar avante este compromisso, nomeadamente: soluções de financiamento – Comércio Invest; enquadramento do comércio nos programas e projetos de regeneração urbana; animação comercial associativa; e outros incentivos e financiamentos alternativos.

Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, e o Arquiteto José António Lopes, autor de estudos estratégicos de planeamento territorial e ordenamento, serão os moderadores da sessão.

O desafio está lançado e a autarquia melgacense apela a que todos participem: ‘queremos ouvir os munícipes e valorizar as suas opiniões. Só assim conseguimos um Melgaço melhor!’

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *