Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Cerca de 500 pessoas em Festa de Natal da Póvoa de Lanhoso

almoco-de-natal-4

Perto de 500 pessoas participaram no almoço de Natal que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso proporcionou aos utentes das IPSS’s e Centros de Convívio do concelho.

Reinou a boa disposição, numa tarde animada pelo Pai Natal e pelo artista Hélder Baptista, que pôs muita gente a dançar e a cantar.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, falou no início da festa. “Temos feito um excelente trabalho com as IPSS’s. Reconheço que é importante este apoio das IPSS’s aos idosos, aos deficientes, aos invisuais”, referiu, de entre outras considerações, na sua intervenção. “É nossa obrigação como autarcas estar sempre ao lado dos que mais precisam”, acrescentou Manuel Baptista. O Presidente da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, Domingos Silva, abriu a sessão e ofereceu um quadro elaborado pelos seus utentes ao Presidente da Câmara Municipal.

Manuel Baptista esteve acompanhado do seu Executivo, de alguns Presidentes de Junta e de dirigentes das IPSS’s. Durante o almoço, foram projetados alguns vídeos realizados com os utentes dos Centros de Convívio – projeto da Câmara Municipal com o apoio das Juntas de Freguesia – desejando umas Boas Festas.

Utente do Centro de Convívio de S. João de Rei e acostumado a participar nestas iniciativas promovidas pela Câmara, José Rebelo considerou que aquele almoço estava “muito bom”. Sentada a seu lado, a esposa Sameiro Silva foi concordando que é importante a realização de convívios como aquele, do qual estava a “gostar muito”.

Para Alzira Campos, da União de Freguesias de Brunhais e Esperança, a festa estava “muito bonita” e divertida. Esta senhora participa sempre nestas iniciativas organizadas pela Câmara Municipal. “É muito bom. Eles mimam-nos muito. São muito boas pessoas. Que Deus abençoe a toda a gente, que faz por nós estes miminhos, porque os nossos antigos não tinham nada”, referiu.

Para Odete Amaral, da mesma União de Freguesias, a festa também estava “muito bonita”. Utente do Centro de Convívio já costuma participar nestes encontros. “Gostava que fosse uma coisa para manter. É importante por causa do convívio destas pessoas todas, se não vivemos ali no meio do monte e não vemos ninguém, vivemos longe da Vila, aos fins-de-semana não temos transportes, os vizinhos particamente não vemos, no inverno vivemos ali isolados e isto é sempre bom. Convivemos com as colegas, com o pessoal, as pessoas de outras freguesias, vemos pessoas que não víamos há muito tempo. Amizades antigas”, destacou.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove com regularidade este tipo de encontro com os utentes das IPSS’s e Centros de Convívio do concelho, como medida de combate ao isolamento e à solidão e de incentivo a um envelhecimento ativo. Este almoço de Natal decorreu no dia 14 de dezembro, no espaço do Narcisus’ Eventos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *