Guimarães, Sociedade

Gala em Guimarães encerrou comemorações do “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”

unnamed-76

Treze diferentes atuações e duas centenas de utentes em palco, pertencentes a sete instituições de âmbito social, encerraram duas semanas de comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com o espetáculo “Diferentes Vozes: Por uma Vida Digna para Todos”, que decorreu esta quarta-feira, 14 de dezembro, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

O programa, denominado “Por uma Vida Digna para Todos”, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, através do seu Fórum Municipal, incluiu apresentações da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, da Cercigui, do CAO/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, da Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens de Vizela e dos agrupamentos de escolas de Abação, Fernando Távora e João de Meira.

«A Câmara Municipal tem por objetivo prestar a melhor qualidade de vida às suas pessoas, realizando um trabalho de inclusão e de compreensão para que todos possam fazer parte da comunidade vimaranense. Nunca deixem de me fazer chegar tudo o que acham que pode ser melhorado. Contem sempre comigo!», referiu Domingos Bragança, Presidente do Município, na abertura da sessão.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala anualmente a 03 de dezembro, incluiu um programa das comemorações que, em Guimarães, decorreu entre 28 de novembro e 14 de dezembro. Nestas duas semanas, realizou-se um conjunto variado de iniciativas de carácter desportivo e cultural e atividades de cidadania, tendo por objetivo mobilizar a comunidade para os direitos das pessoas com deficiência.

«O espaço público não pode ter barreiras arquitetónicas. A beleza perde-se, se não houver inclusão! Temos de ter, também, espaços públicos de lazer adaptados para crianças com deficiência», referiu Domingos Bragança, realçando a «importância do desenvolvimento sustentável também a nível social».

Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência
O Município de Guimarães criou, no âmbito do Ano Internacional das Pessoas com Deficiência, o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, que congrega várias organizações e escolas que intervêm no concelho e se preocupam com as questões da deficiência, designadamente o Alecrim – Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Agrupamento de Escolas de Abação, Agrupamento de Escolas Fernando Távora, Agrupamento de Escolas João de Meira, Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, Associação Portuguesa de Deficientes, Cercigui, Tempo Livre e, a título individual, pessoas com deficiência.

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, consulta e informação, que reúne com regularidade no Município e que tem, entre outras funções, dar parecer, sempre que solicitado, sobre iniciativas e matérias que a Câmara Municipal de Guimarães considere relevantes na área da deficiência, promover e organizar debates temáticos, apresentar propostas e sugestões que entenda de interesse no âmbito das iniciativas que prossegue, realizar e acompanhar ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência e convidar pessoas ou instituições com trabalho específico no âmbito da deficiência.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *