Póvoa de Varzim, Sociedade

Presidente destaca importância da agricultura no concelho da Póvoa de Varzim

presidente-destaca-importancia-da-agricultura-no-concelho

A Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho da Póvoa de Varzim realizou, ontem, 13 de dezembro, um Almoço de Natal, no Espaço Agros, em Argivai.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, participou na iniciativa transmitindo aos presentes que tem “privilegiado, ao longo deste meu mandato, a importância da agricultura no concelho da Póvoa de Varzim, quer na área da agropecuária quer na parte da horticultura, no que diz respeito ao litoral e a importância que tem para a economia local”.

O edil revelou que “não me canso de dizer que no concelho da Póvoa de Varzim, a agricultura, nestas suas duas vertentes, é a entidade que mais gente emprega e que traz maior valor acrescentado em termos de faturação ao concelho. Nesse sentido, há que lhe dar o lugar que merece por aquilo que faz pela economia local, pela criação de emprego, pelo aumento da riqueza e por aquilo que o Município representa em termos deste litoral do noroeste peninsular”.

Aires Pereira recordou ainda “a presença da agricultura em todas as iniciativas do Município”, reconhecendo que “tenho tido esse cuidado e tenho convidado sempre a agricultura a estar presente, nas suas duas vertentes, de modo a dar-lhe notoriedade e o Município a apresentar como produto de excelência do nosso concelho”.

Sobre este aspeto, revelou que temos duas imagens de marca muito fortes que são os nossos hortícolas e a qualidade da nossa produção leiteira, acrescentando que “temos que privilegiar e dar a importância que tem tido ao longo da vida o consumo do leite e dos produtos locais. Temos que dar a nossa palavra daquilo que são os cuidados que os agricultores hoje têm, daquilo que é a excelência dos produtos que hoje produzem e, portanto, dar a garantia de que o seu consumo é bom para a saúde de todos nós e para a vossa produtividade e trabalho”.

O Presidente da Câmara realçou a união de todos afirmando que “a Cooperativa tem vindo a criar caminhos muito importantes para o futuro, juntarmo-nos todos à volta daquilo que nos move. São períodos onde cada um de nós tem o direito de ter a sua opinião mas depois é preciso também ajudarmos a direção e todos os que lá estão a desenvolverem o seu papel. O que importa é o objetivo comum”.

Aires Pereira terminou a sua intervenção anunciando boas notícias em relação à política fiscal do Município para o próximo ano: “não haverá nenhuma alteração nos impostos municipais nem em taxas de água, resíduos e saneamento. O Município não cobra e continuará a não cobrar derrama”. A este propósito, revelou que “nestes quatro anos do meu exercício, em termos de impostos municipais, o Município deixou de cobrar, no concelho da Póvoa de Varzim, 27 milhões de euros em termos de IMI, IRS e derrama. Este foi o valor que o Município abdicou em prol da riqueza de todos”.

José Moreira Campos, Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho da Póvoa de Varzim, agradeceu a presença de todos e transmitiu que “estamos na altura de juntar as pessoas e de as ouvir”, apelando à participação dos sócios nos assuntos da Cooperativa.

Fernando Capela, Presidente da Direção da Agros, referiu-se ao último ano e meio como a “pior crise de todos os tempos, no setor, fruto de decisões políticas”. No entanto, apesar de todas as dificuldades, “continuaremos a afirmar o setor e a apostar na campanha de promoção do leite”.

Também estiveram presentes neste almoço, Ana Carreiro, em representação do Diretor Regional da Agricultura, e Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal.

Veja a fotogaleria.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *