Nelas, Sociedade, Turismo

Mercado de Natal em Nelas atraiu centenas de pessoas

capa

 

Num verdadeiro ambiente de espirito natalício e magia, o Mercado de Natal em Nelas, abrilhantou, de 08 a 11 de Dezembro, todo o Concelho com actividades festivas, assinalando com muita alegria esta quadra natalícia.

Para marcar a Inauguração deste evento, os bombos do Paço brindaram todos os presentes com uma arruada pelas ruas da Vila de Nelas, seguindo-se a chegada do Pai Natal e do seu amigo Duende que em carro antigo e clássico, acompanhados pelo Núcleo Dão Nelas BTT e Grupo Motard Fantasmas do Asfalto, desfilaram perante os sorrisos das dezenas de crianças que esperavam ansiosamente a chegada desta figura mítica que vive na imaginação de todos nós e faz parte da infância de todos que acreditam no Natal. Com a iluminação natalícia da Vila de Nelas como pano de fundo, o Presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva, deu as boas vindas aos centenas de visitantes que se associaram a este evento. Na sua mensagem de Natal, o Presidente frisou a importância desta iniciativa enquanto montra privilegiada de produtos tradicionais da época e importante veículo dinamizador das tradições e o do comércio locais, agradecendo a participação e empenho de todos os intervenientes que, em conjunto, são a força motora para consolidar este evento no tecido cultural do Concelho.

Ao longo dos quatro dias, a animação musical esteve a cargo do Coro da Universidade Sénior que encantou todos os espectadores com melodias de Natal e da Associação ContraCanto que, numa actuação única, interpretou músicas da sua produção “Um Conto de Natal”, adaptação da imortal história de Charles Dickens que veicula uma bela mensagem de paz e esperança. Subiram também ao placo do Mercado a Sociedade Musical 2 de Fevereiro de Santar com uma memorável prestação de temas natalícios, o Coro Infantil e o Grupo Serões da Beira Alta do Bairro da Igreja que cantaram e encantaram todos os presentes, culminando com a mestria musical da Tuna Feminina da Universidade da Beira Interior “As Moçoilas”, da Covilhã e da Copituna D’Oppidana, Tuna Académica da Guarda.

Especial destaque para a Causa Solidária “LIVROS QUE AQUECEM O NATAL”! ação que foi a maior recolha de livros de sempre realizada no Concelho de Nelas e cuja entrega formal ao representante da Associação das Aldeias de Crianças SOS de Portugal por cerca de 30 crianças dos Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim foi um momento verdadeiramente simbólico de solidariedade e entreajuda.

Do programa fez também parte o espectáculo “A Falar para o Boneco” pelo humorista João Seabra finalista do Concurso GOT TALENT Portugal da RTP1 em 2016, momento de muitas gargalhas, humor, música e estórias de vida, a apresentação do espetáculo “Lulu Esfregona e a Lála Brincalhona” para os alunos do 1º CEB do Concelho, o espectáculo “Os duendes do circo” pelo Teatro Hábitos, performance itinerante que liga as artes circenses com os místicos duendes de Natal e que contou com malabaristas, equilibristas, manipuladores de bolas de sabão e muita interacção com o público. Os visitantes poderem também participar em ateliers de pintura e decorações de natal, sessões de contos, animações, insufláveis, assistir à construção de um Presépio pelos Escuteiros de Nelas, à aula/oficina de Danças de Salão pela Fundação Lapa do Lobo, e participar na Caminhada Solidária “Mexer por uma causa – Christmas NightRun” e na Cãominhada promovida pela SOS Animais de Nelas.

Durante o Mercado, o Vinho do Dão também marcou presença com a realização de um conjunto de Provas Cegas “Vinhos do Dão à Descoberta” promovido pelo grupo Cegos por Provas numa oportunidade única de degustar, às cegas, vinho dos Produtores do Concelho, trocar impressões e partilhar a paixão por este néctar ímpar da Região do Dão. À Quinta do Sobral, Fontes da Cunha e Fidalgas de Santar foram entregues as medalhas e diplomas obtidos no concurso “La Selezione del Sindaco” o que comprova a excelência dos produtores locais.

Destaque também para a rica montra de artesanato, gastronomia, produtos da terra, vinho do Dão, doçaria conventual e doces tradicionais, movimento estudantil e associativismo que marcaram com muita alegria e magia este mercado.

 

E assim chegou ao fim mais uma edição do Mercado de Natal.

Porque em Nelas, os laços do Natal são os do Presente que nos oferece o Futuro!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *