Seia, Sociedade

Para além das luzes, em Seia o Natal tem um brilho especial

ecra-festividades-natal

Seia já está iluminada e trajada a rigor para acolher aquela que é, para muitos, a época mais aguardada do ano. O espírito natalício conquistou as ruas da cidade e a serra da Estrela ganha um novo brilho. Concertos, animação de rua, contos de natal, magia e artesanato, enriquecem e dinamizam a quadra, com um conjunto de atividades para ‘miúdos e graúdos’.

O Natal chega mais cedo a Seia. Com um mercado de Natal na Vila de São Romão, propõe-se um dia diferente à comunidade. Um leque variado de artigos, muita animação e alegria, são as sugestões para o evento organizado pelo Solar do Mimo, no dia 11 de dezembro.

Já no fim-de-semana que antecipa o Natal, no dia 17 e 18 de dezembro, o Mercadinho perfuma o Largo do Município com um conjunto diversificado de produtos, artesanato e atividades direcionadas para ‘miúdos e graúdos’, tendo como figura central o Pai Natal. Disponíveis neste espaço, entre as 10h30 e as 18h00, farão as delícias dos mais pequenos, oferecendo ainda a oportunidade aos visitantes de escolherem os primeiros presentes de Natal.

A chegada do velhinho de barbas brancas, que tanto encanta as crianças, acontece por volta das 11h. Como o fim-de-semana é especial e a ocasião assim o pede, depois do Conto de Natal, os mais pequenos poderão igualmente aventurar-se e acompanhar o Pai e a Mãe Natal num passeio pela cidade. Através da dinamização de atividades na Casa do Pai Natal, na Oficina dos Duendes e, até mesmo, no Reino do Gelo com a Frozen, procurar-se-á envolver a população num espírito natalício e de festa.

A magia e animação musical também irão marcar presença nas festividades. Assim, no dia 17 de dezembro, às 15h, decorre o espetáculo de magia close-up de João Pedro Mendes, ao qual se segue um momento musical e a atuação do grupo “Cantus Firmus”, às 17h.

No dia seguinte, a animação com as personagens do imaginário infantil volta a ser uma componente fundamental do programa, que conta também com a atuação às 14h30 do grupo FigoMaduro, seguida da 6ª edição da iniciativa ‘Moto Pai Natal Solidário’, dinamizada e organizada pelo Grupo Motard Amigos Serranos. A fechar o programa e para aquecer o clima no final de tarde, às 16h30, os Escuteiros de Seia brindam ao Natal com as sonoridades típicas da época. Já uma hora mais tarde, todos caminhos vão dar ao Cineteatro da Casa da Cultura, onde o Orfeão de Seia promove e participa num concerto de Natal que, conta ainda com a presença do Grupo Coral de Lagos e do Coro e Orquestra Didática Collegium Musicum – que integram o Agrupamento de Escolas Guilherme Correia Carvalho.

Imbuídos do espirito natalício, o Canil Municipal promove, também neste local, uma Campanha de adoção de animais intitulada “O melhor presente de Natal… um amigo para a vida”.

Noite de passagem de ano é outro dos pontos altos do programa de Natal apresentado pela autarquia. O programa de animação é da responsabilidade da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e contempla três dias de festa, com entrada gratuita.

A agenda de natal encerra no dia 7 de janeiro, com o tradicional Concerto de Ano Novo, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura.

Na organização e concretização deste vasto programa, o Município contou com a colaboração da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e da Associação Empresarial da Serra da Estrela (AESE).

 

Participe, viva a magia desta quadra e faça compras no comércio local
A Associação Empresarial da Serra da Estrela (AESE) volta a premiar as compras realizadas no comércio. A campanha decorre até 6 de janeiro e consiste na atribuição de um cupão para o concurso, por cada 20 euros de compras nas cerca de 80 lojas aderentes. Em jogo estão um total de 15 prémios, sendo os dois primeiros viagens para duas pessoas aos Açores (oferta da Câmara Municipal de Seia) e à Madeira (oferta da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros) e o terceiro um fim-de-semana no Algarve para duas pessoas (oferta da AESE). O sorteio será realizado no jantar da associação.

Por tudo isto, muitos são os motivos para visitar Seia na época natalícia que se aproxima, seja em lazer ou para efetuar compras de Natal. Sinta-se convidado! Em Seia, Natal é sinónimo de magia e encanto!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *