Cultura, Destaque, Óbidos

“O Castelo” é o primeiro livro com o selo Óbidos Cidade Criativa da Literatura

20161213_cmo_1650

Foi distribuído, hoje, dia 13 de dezembro, pelos mais de 230 alunos do pré-escolar das Escolas d’Óbidos, e, amanhã, mais de 400 aos alunos do primeiro ciclo, o primeiro livro com edição da Óbidos Cidade Criativa da Literatura, galardão atribuído pela UNESCO, há um ano, a Óbidos. O livro chama-se “O Castelo” e foi realizado pelos alunos de Óbidos, sendo um projeto Óbidos Vila Literária e Escolas D’Óbidos.

A vereadora com o pelouro da Educação esclarece que “havia a intenção de ter edição [de livros] da Óbidos Vila Literária, mas com o selo da Cidade Criativa da Literatura”. Com o apoio da Norprint, empresa gráfica parceira do FOLIO, que constituiu, entretanto, a editora Blue Book, “vamos começar a edição de alguns livros”. Celeste Afonso afirma que “este é o primeiro livro de uma coleção”.

“Todos os anos oferecíamos livros às nossas crianças e, depois de constatar o material riquíssimo que tínhamos, feito pelos próprios alunos, porque não trabalharmos com as nossas crianças e começarmos nós a editar livros”, questiona. E o resultado está aí. “O Castelo” é um livro realizado por crianças do pré-escolar ao primeiro ciclo que “foram convidadas a contar a história do castelo de Óbidos”, afirma a autarca, sublinhando que “cada criança contou esta história à sua maneira”.

“A ideia foi, partindo de Óbidos e das histórias das nossas crianças, que este livro, tal como os outros que se seguirão, seja a história deste castelo, mas também de qualquer castelo”, esclarece. “Ele é o ponto de partida para uma outra história que está sempre a ser inventada e reinventada”, explica a autarca, acrescentando que o livro “tem ilustração, com possibilidade de ser colorido, e com duas ou três falas muito genéricas, que apenas pretendem marcar o ritmo de uma história”. “O ideal será que a criança o complete, pois o livro tem também algumas páginas em branco, sendo um livro que acabará por ser sempre personalizado, porque terá a história que cada criança queira que ele tenha”.

Celeste Afonso sublinha ainda que “este livro é muito importante porque vem ao encontro daquilo que é a missão do projeto Óbidos Vila Literária, que é fomentar a criatividade, o contar de histórias e o envolvimento. É um ponto de partida para uma relação”.

Os livros que foram oferecidos hoje aos alunos do pré-escolar e, amanhã, aos do primeiro ciclo, estarão à venda em todo o País já a partir da próxima semana.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *