Cultura, Montijo

Natal é música e cultura no Montijo

Este fim-de-semana, Montijo recebe diversas iniciativas relacionadas com a época natalícia, integradas no programa Natal com Arte.

No próximo sábado, dia 10 de dezembro, terá lugar a inauguração da Exposição Brinquedos Antigos, a 5.ª Dimensão, pelas 16h30, na Galeria Municipal. A mostra está patente até 14 de janeiro de 2017.

Ondina Pires é uma coleccionadora nada convencional, considera-se mais uma “ajuntadora-manipuladora” de brinquedos e outros objetos. De plástico, de celulóide, de baquelite, de lata ou de madeira, os brinquedos antigos despoletam imaginários do “faz-de-conta”.

Na Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva e Hora do Conto, no dia 10 de dezembro, entre as 15h30 e as 17h30, dedicada ao Natal no meu Tempo. O Teatro de Fantoches é rapsódia de histórias sobre o Natal, com diálogos entre uma avó e o neto.

De seguida, o atelier de Expressões: “Vamos fazer o Natal”, recorre a materiais recicláveis como rolos de papel higiénico, fitas, entre outros.

De 10 a 16 de Dezembro, entre as 9h00 e as 17h30, o Jardim da Casa Mora vai ser totalmente envolvido pela magia da “Manta Mágica”. Constituída por rosetas em lã, está a ser realizada no âmbito da Aldeia Natal, um projeto desenvolvido por vários elementos de famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção.

Com cerca de 30 metros, a manta tem sido elaborada pela comunidade ao longo do ano. Posteriormente a manta será retalhada e distribuída pelos sem abrigo. Uma organização da Equipa Rendimento Social de Inserção Montijo/Alcochete, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Montijo

No domingo, dia 11 dezembro, os Tejo Esemble realizam um Concerto de Natal, às 16h00, na Igreja Nossa Senhora de Oliveira de Canha.

O grupo Tejo Ensemble constituído por três músicos de formação clássica. No clarinete, Ruben Lopes Jacinto; no violoncelo, Tiago Vila; na guitarra José Grossinho, que tiveram como ponto de partida o próprio universo musical e geográfico, de onde surgiram as músicas populares da Península Ibérica e da América Latina: Não obstante as semelhanças musicais, as mesmas têm diferenças de estilo marcadamente reconhecidas.

Celebre connosco a magia do Natal. Participe!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *