Palmela, Sociedade

Município de Palmela valoriza zona envolvente ao sobreiro “assobiador”

sobreiro-aguas-de-moura

A Câmara Municipal de Palmela tem a decorrer a empreitada de remodelação da zona envolvente ao sobreiro de Águas de Moura, freguesia de Marateca, conhecido como “assobiador” ou “casamenteiro”. Com a idade estimada de 233 anos e mais de 16 metros de altura, este sobreiro é dado como o mais antigo e produtivo do mundo. Descortiçado mais de 20 vezes desde 1820, a extração de cortiça realizada em 1991 obteve 1.200 kg, produzindo cortiça suficiente para o fabrico de mais de cem mil rolhas.

Com a empreitada em curso, adjudicada por cerca de 16.500 euros, o Município pretende proteger, valorizar e dar visibilidade a este importante espécime, criando, em simultâneo, melhores condições para a sua contemplação e fruição. Os trabalhos incluem a colocação de uma plataforma em madeira para contemplação, placas interpretativas e sinalética, pilaretes adaptados ao local para evitar estacionamento abusivo e, junto do espaço de jogo e recreio contíguo, uma zona de ginásio de ar livre, numa lógica de associação de valências que se complementam, para garantir uma oferta de qualidade a quem vive na aldeia de Águas de Moura e atrair visitantes à localidade.

Num momento em que assinalámos o Dia da Floresta Autóctone e participámos na Semana da Reflorestação Nacional, esta obra vem enaltecer uma espécie autóctone e sublinhar a importância da floresta para o ambiente e as comunidades.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *