Cultura, Póvoa de Varzim

José de Azevedo lança “No Reino da Póvoa”

jose-de-azevedo-lanca-no-reino-da-povoa

No dia 9 de dezembro, sexta-feira, às 21h30, irá realizar-se, no Diana Bar, o lançamento do livro “No Reino da Póvoa” de José de Azevedo.

A sessão contará ainda com a apresentação de “O Foral de D. Dinis” por Clarice Marques e Grupo de Teatro da Lapa e “Duas cantigas de Amigo” por Coral Tricanas da Lapa.

Sobre este seu último livro, o jornalista poveiro adiantou que “não é mais que um conjunto de histórias com o mar da Póvoa como pano de fundo, contadas com amor e algum humor. A grande maioria dos actores saíram da sua comunidade piscatória, uma família marítima muito fechada, com um socioleto muito próprio, levando-nos a considerar a Póvoa de Varzim como um caso singular na nossa orla marítima. Daí que, alguma imprensa do início do séc. XX, depois de tomar conhecimento da resposta dos pescadores poveiros ao rei D.Luiz I ( nós não somos portugueses nem espanhóis, somos poveirinhos pela graça de Deus) a considerar como um reino à parte: o Reino da Póvoa. Todas as histórias apresentam uma pontinha de verdade, umas mais que outras, algumas inéditas, outras transcritas do “Café da Guia”, uma página assinada por mim no semanário local “ O Comércio da Póvoa de Varzim,” durante seis anos (2005/2011), agora corrigidas e aumentadas; umas mais romanceadas outras ficcionadas; umas revelando muita ingenuidade e outras as mais estapafúrdias crenças e superstições; umas contadas pela minha avó Margarida, outras por vizinhos de ao-pé-da-porta, e outras ainda, ouvidas no supermercado, no café, no talho ou na barbearia. Algumas permaneceram no segredo dos Deuses embrulhadas no meu baú de recordações, até que um dia a língua me soltasse. O que aconteceu agora.”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *