Destaque, Educação, Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso assinala Dia Internacional da Cidade Educadora

vista-panoramica-da-vila-da-pvl-arquivo-2016

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai, juntamente com outros municípios, assinalar o Dia da Internacional da Cidade Educadora a 30 de novembro próximo.

“A Carta das Cidades Educadoras é constituída por 20 princípios que serão colocados em prática. A Póvoa de Lanhoso desenvolverá o terceiro princípio – Construir uma cidade que encoraja o diálogo e a ação entre gerações. As atividades envolvem várias entidades parceiras, desde a CPCJ, os Agrupamentos de Escolas, os Centros Sociais e os Centros de Convívio”, explica a Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca.

O programa compreende a realização de atividades com crianças e jovens do pré-escolar ao 3º ciclo e engloba ainda atividades com IPSS e Centros de Convívio, que reúne jovens do ensino secundário e seniores. “São atividades que se desenvolvem regularmente, mas, neste dia, pretendemos dar outra dimensão e visibilidade, assinalando o Dia Internacional da Cidade Educadora e sensibilizando para os direitos das crianças e da igualdade. Para tal, serão distribuídos pelas crianças, na Praça Eng. Armando Rodrigues, flyers com informação sobre o que é uma Cidade Educadora e os direitos das crianças”, refere ainda.

Assim, entre as 10h00 e as 11h30, crianças da educação Pré-Escolar e alunos dos 2º e 3º Ciclos participarão na formação de um cordão humano por forma a sensibilizar a população para o Dia Internacional das Cidades Educadoras. Será ainda construído um mural com mensagens elaboradas pelas crianças e jovens alusivas aos direitos das crianças e ao direito à igualdade e haverá outra animação proporcionada pelas entidades envolvidas. Estas atividades estão marcadas para o Centro da Vila da Póvoa de Lanhoso.

Igualmente entre as 10h00 e as 11h30, mas nos Centros Escolares das freguesias, as crianças da educação Pré-Escolar irão receber a visita de seniores ou vão aos Centros Sociais e Centros de Convívio, com todos e todas, serão desenvolvidas atividades entre gerações.

De tarde, entre as 14h30 e as 17h00, será a vez de seniores do Centro Social de Calvos receberem a visita de alunos e alunas da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, estando prevista a realização de atividades desportivas e recreativas, envolvendo estas pessoas jovens e menos jovens e encorajando o diálogo entre gerações e a exploração das capacidades e valores de cada idade. De lembrar que a Póvoa de Lanhoso recebeu o certificado de adesão à rede territorial portuguesa de Cidades Educadoras, durante o XIV Congresso Internacional das Cidades Educadoras, subordinado ao tema “Cidades – Territórios de Convivência”, que decorreu entre 1 e 4 de junho deste ano na Argentina. A adesão do nosso município data já de janeiro deste ano, fazendo parte das cerca de 60 cidades que integram a rede territorial portuguesa de Cidades Educadoras.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *