Destaque, Lousã, Sociedade

Lousã é um dos municípios mais sustentáveis de 2016

1-4

A Lousã está entre os seis municípios mais sustentáveis de 2016, segundo um índice resultante dos 21 critérios de classificação do programa ECOXXI, que atribui, em Coimbra, bandeiras verdes de sustentabilidade a 43 autarquias.

A lista de municípios mais sustentáveis de 2016 integra, para além da Lousã, também Loulé – que atingiu o primeiro lugar – Cascais, Guimarães, Águeda e Pombal, autarquias que obtiveram um índice igual ou superior a 80% nos critérios analisados.

A candidatura elaborada pela Câmara Municipal da Lousã destacou-se em critérios como a Educação Ambiental, Emprego, Áreas Classificadas, Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Gestão e Conservação da Floresta, Qualidade do Ar e Informação ao Público, Mobilidade Sustentável e Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável.

O galardão, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa e que comemora 10 anos, destina-se a premiar as boas práticas e políticas ambientais dos municípios portugueses.

Em 2016, foram submetidas 46 candidaturas (mais três do que em 2015) e 93,5% dos candidatos (43 em 46) alcançou índices acima dos 50%, limite para a atribuição da bandeira verde.

Refira-se que esta é a 4.ª vez que o Municipio da Lousã se candidata tendo, ano após ano, subido de patamar, tendo este ano atingido o primeiro patamar desta iniciativa.

Destaque ainda para o facto de, no âmbito dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a Lousã ter sido a Autarquia que mais se destacou.

A Associação Bandeira Azul reconhece, assim, a participação do Município da Lousã no “ECOXXI”, cuja candidatura se destacou pelo exercício das boas práticas relativamente a políticas municipais de sustentabilidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *