Albergaria-a-Velha, Cultura

Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha expõe brinquedos e miniaturas de coleção em dezembro

cartaz-colecao-de-uma-vida

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha vai assinalar a quadra natalícia com uma exposição de brinquedos e miniaturas. “Coleção de uma Vida” reúne cerca de 400 peças do colecionador Joaquim Janeiro e inclui automóveis, livros e brinquedos tradicionais portugueses. A Inauguração é no sábado, 3 de dezembro, pelas 17h00.

Na mostra da Biblioteca Municipal o público poderá encontrar uma coleção de automóveis e livros da personagem de banda desenhada Tintin, carros de bombeiros da marca Matchbox, miniaturas de competição à escala 1/43 e diversos veículos americanos da década de 1940. Destaca-se ainda um conjunto de brinquedos tradicionais portugueses, como a Pomba ou o Ciclista, feitos de madeira e lata, alguns com mais de 60 anos.

Natural de Mourisca do Vouga, mas residente em Albergaria-a-Velha desde os três anos, Joaquim Janeiro começou a colecionar miniaturas e brinquedos por influência de um amigo, quando estudava Farmácia na Universidade de Coimbra. As duas primeiras miniaturas que comprou foram os carros Opel GT e Opel Manta, que lhe custaram 53 escudos cada um (cerca de 27 cêntimos na moeda atual). O “bichinho” do colecionismo nunca mais o largou e, nos tempos de estudante, comprava uma média de três miniaturas por mês, utilizando o dinheiro que poupava dos almoços.

Atualmente, a coleção de Joaquim Janeiro é composta por mais de 8000 miniaturas, para além de algumas centenas de brinquedos fabricados em vários países. A peça mais antiga que possui é uma mota com sidecar da década de 1930, feita em madeira, e a mais pequena, um veículo com sete milímetros. Não obstante ter miniaturas e brinquedos de várias proveniências, a maioria são peças da Opel, marca na qual se especializou. A coleção está presente na Internet no endereço www.joaquimjaneiro.pt.

A exposição “Coleção de uma Vida” pode ser visitada durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal, até ao dia 30 de dezembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *