Guimarães, Sociedade

Câmara de Guimarães entrega leitores para identificar animais perdidos ou abandonados

unnamed-51

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha, procedeu ao início da tarde desta quarta-feira, 23 de novembro, à entrega de leitores de microchip à PSP, GNR, SEPNA/GNR, Polícia Municipal e Bombeiros Voluntários Guimarães e Caldas das Taipas. O objetivo é contribuir e facilitar o prazo de regresso a casa dos animais “microchipados” que tenham sido resgatados pelo Centro de Recolha Oficial (CRO) ou pelas entidades acima mencionadas.

Os novos leitores oferecidos pelo Município de Guimarães são instrumentos com tecnologia de ponta incorporada, permitindo o registo de histórico das leituras, o acesso à plataforma online de identificação dos animais e a leitura mais fácil do registo quando da manipulação de animais.

Registe-se que, embora o serviço de urgência do CRO funcione durante todos os dias do ano, em articulação com a Polícia Municipal, a prestação do serviço fica agora mais enriquecido e eficaz, permitindo um trabalhar em sintonia das várias entidades com o CRO, potenciando igualmente uma maior taxa de regresso a casa dos animais desaparecidos.

O microchip é um dispositivo eletrónico minúsculo, tão pequeno como um grão de arroz, que é inserido com uma agulha hipodérmica debaixo da pele do pescoço do animal, sendo ativado quando um leitor passa por cima daquela zona. Após a sua ativação, o microchip emite uma frequência de rádio e o número de registo aparece no visor. Com esse algarismo, é possível aceder a um banco de dados onde consta o nome, telefone e outras informações relevantes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *