Montijo, Sociedade

Montijo perspetiva futuro com novos investimentos

visita-estrada-vara-longa-3

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, aproveitou a presença dos órgãos de comunicação social no Montijo para dar conta do panorama de investimentos em execução e/ou previstos para o concelho.

Numa visita in loco à Estrada da Vara Longa, o autarca explicou a importância desta obra que irá criar melhores condições de acesso ao Bairro da Bela Colónia. A empreitada de pavimentação iniciou-se no mês de outubro, estando prevista a sua conclusão para o primeiro trimestre de 2017. Um investimento de 95 105,68 euros (mais iva).

O presidente deu, ainda, aos jornalistas uma perspetiva geral dos investimentos previstos para o concelho ao abrigo do Portugal 2020, assim que os avisos de candidaturas forem abertos pelas entidades responsáveis.

Assegurando que a Câmara Municipal do Montijo está totalmente empenhada neste processo, desenvolvendo todos os procedimentos necessários para a sua concretização, Nuno Canta indicou alguns dos investimentos previstos para os próximos anos.

O investimento mais emblemático, na ordem dos 2 milhões de euros, será a Casa da Música Jorge Peixinho e o Jardim do Pocinho das Nascentes. Um projeto muito importante para o Montijo, localizado nos terrenos da antiga Quinta São Pedro das Nascentes, e que permitirá coser a malha urbana entre os bairros antigos e os bairros novos da cidade, com um espaço público de qualidade ao serviço do ambiente e da cultura.

Outro investimento estruturante será a requalificação dos edifícios e do espaço público dos bairros sociais da Caneira e do Afonsoeiro. No total, a previsão de investimento é superior a 2 milhões de euros e permitirá a melhoria das condições de habitabilidade e de integração social dos moradores destes dois bairros do Montijo.

Na área da educação, a prioridade das prioridades do Município do Montijo são as obras de requalificação da Escola Luís de Camões e da Escola Joaquim de Almeida, no valor total de 670 mil euros. Foi, ainda, projetado e contemplado nos investimentos na Escola Pública do concelho, a concretização do CRIA – Centro de Recursos para a Infância e Adolescência, que além de combater o abandono e insucesso escolar tem como objetivo principal a promoção da democratização do sucesso educativo dos alunos.

Entre outros projetos, as intenções de candidaturas apresentadas pela câmara ao Portugal 2020 incluem, ainda, o projeto Montijo Ciclável, que consubstancia um investimento de 870 mil euros na construção de uma ciclovia entre o Montijo e o Pinhal Novo; a requalificação das Piscinas Municipais; a continuação da pedonização da Rua Miguel Pais; a conversão de um pavilhão na Montiagri para instalação dos serviços operários municipais; e a requalificação da Ermida de Santo António.

O presidente Nuno Canta garantiu aos jornalistas que, numa primeira fase, esteve empenhado na estabilidade e na consolidação da situação financeira da câmara e que, agora, há condições para iniciar um novo ciclo de importantes investimentos para o concelho, que será suportado pelo Portugal 2020 e pelo município.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *