Cultura, Montijo

União Mutualista Nossa Senhora da Conceição do Montijo celebrou 144 anos

aniversario-uniao-mutualista-4

A União Mutualista Nossa Senhora da Conceição comemorou o seu 144.º aniversário, no passado dia 19 de novembro. As instalações da Banda Democrática 2 de Janeiro foram palco da sessão solene que reuniu sócios, dirigentes e entidades convidadas, numa exaltação do papel fundamental da União Mutualista para o Montijo e para os montijenses.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, marcou presença e enalteceu o papel da União Mutualista no Montijo: “os montijenses confiam na União Mutualista, nos seus serviços, profissionais e dirigentes. É com base na história e na profunda ligação entre a população e a União Mutualista que devemos olhar para as dificuldades atuais e procurar, com sentido de responsabilidade e serenidade, os caminhos do futuro”.

O autarca relembrou, também, que a câmara tem apoiado a associação, dando o exemplo do recente apoio financeiro na ordem dos 50 mil euros para a unidade de gastrenterologia e sublinhando que o “movimento mutualista no Montijo diz-nos que se houver organização, se conjugarmos iniciativa com criatividade é possível reforçar a cidadania, as repostas aos mais vulneráveis e contribuir para um desenvolvimento mais justo da nossa cidade”.

Em representação da União Mutualista Nossa Conceição falou o presidente da Assembleia Geral, Manuel Barrona, que afirmou que a “situação da União Mutualista continua muito difícil, mas é comparativamente melhor do que a herdada em 2013”, garantindo que todas as valências da instituição funcionam normalmente.

Para o dirigente da União Mutualista, o mutualismo continua a ter um papel fundamental na sociedade mas “não chega sobreviver nos tempos que correm. É preciso fortalecer o movimento mutualista, modernizar as instituições para que possamos proporcionar aos nossos associados e utentes uma qualidade de excelência que não obtinham de outra forma”.

A fundação da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição remonta a 1872. Hoje, 114 anos volvidos, é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos, com 3400 associados e mais de 250 trabalhadores que prossegue fins nas áreas da ação social e da saúde, tendo sempre como base os ideais da fraternidade e da solidariedade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *