Cultura, Portimão

12 Concorrentes apurados para a Grande Final do XII Concurso de Fado “Cidade de Portimão”

concursofado2

O XII Concurso de Fado “Cidade de Portimão” encaminha-se a passos largos para Grande Final que se realizará já no próximo dia 3 de dezembro, pelas 21h30, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão com o “Projeto Amália Sempre” de Inês Graça, de Teresa Viola e de Inês Gonçalves que irão recordar os mais mediáticos fados de Amália Rodrigues tais como: “Povo que Lavas no Rio”, “Ai Mouraria”, “Estranha Forma de Vida” ou “Maria Lisboa”, num projeto denominado “Amália Sempre”.

Esta iniciativa constituiu um marco de relevante interesse e importância na programação cultural do município, tendo como principal objetivo divulgar e estimular o gosto pelo Fado, Património Imaterial da Humanidade, bem como dar a conhecer novos talentos musicais. Os cerca de 31 candidatos oriundos de vários pontos do país que se apresentaram para esta edição foram um sinal de que este é um evento que chega longe e de que a cidade de Portimão recebe bem quem a visita.

Constatou-se, ainda, que o Fado é transversal a todas as idades, tendo-se verificado com agrado uma participação ativa dos mais jovens, mostrando que o futuro do fado está garantido. As três eliminatórias previstas pelo Regulamento realizaram-se nas três freguesias do concelho, nos dias 6, 13 e 20 de novembro. A primeira realizada no Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, a segunda na Freguesia da Mexilhoeira Grande, realizada no Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense (CIRM) e a terceira em Alvor, realizada no Salão do Cento Comunitário de Alvor.

As três eliminatórias decorreram em clima de festa e de competição saudável entre todos os participantes, tendo sido nota constante a qualidade dos candidatos a concurso. Garantiram a passagem à Grande Final 12 concorrentes, sendo que três deles irão disputar o Prémio Revelação, prémio atribuído ao concorrente mais bem classificado e com idade compreendida entre os 8 e os 15 anos de idade.

Assim, Cecília Valentim, Ivo Lima, Isabel Leitão Máximo e Rita Luz foram os concorrentes apurados na 1ª eliminatória. António Eduardo Encarnação, Eva Zambujo, Inês Canteiro e Beatriz Ramos Cavaco foram os concorrentes apurados na 2.ª eliminatória. Maria Infante, Vânia Rodrigues, Carlos Filipe Fernandes e Marta Alexandra Nascimento (15 anos) foram os concorrentes apurados na 3.ª eliminatória.

A inegável qualidade dos concorrentes apurados garante-nos uma Final em grande, envolta no registo castiço do Fado com vozes e guitarras afinadas. Um espetáculo de qualidade superior que consagra artistas, provando que o legado do FADO ganhará novos contornos. Os bilhetes custam 10 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, aberta de terça a sábado, das 13h30 às 18h00. Para mais informações ou reservas: 282 402 475 / 961 579 917, ou através do sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *