Marinha Grande, Sociedade, Turismo

Maior Presépio Tradicional da Marinha Grande

Cartaz_presepio2016

À semelhança de 2015, é no Edifício da Resinagem, no centro histórico da Marinha Grande que se poderá ver e apreciar o Presépio de Filipe Ferreira, um dos maiores Presépios tradicionais da região.

A inauguração do Presépio de Filipe Ferreira está marcada para dia 1 de dezembro às 17 horas.

Este ano numa extensão de cerca de 30 metros quadrados, serão quase 700 as figuras de barro que, junto com dezenas de peças e acessórios criados pelo autor, irão compor este Presépio, mantendo sempre a essência desta data, que é o Nascimento de Jesus. Nesta representação, não faltarão também os usos, costumes e tradições portuguesas!

Podem encontrar-se, um pequeno mercado com inúmeras barraquinhas (venda de cerâmicas, frutas, plantas e artesanato); uma tasca; ofícios como o ferreiro, o carpinteiro e o amolador de facas; uma área mais dedicada ás romarias, onde se pode ver além da Igreja, os arcos da festa, uma Procissão, um palco com o rancho a dançar, a tradicional quebra das panelas com um homem a subir e descer o pau do sebo e um coreto; também uma área mais reservada aos trabalho rurais com os lavores no campo, a vindima e a pisa das uvas; um galinheiro, uma coelheira, uma pocilga e um depósito de água. Para dar mais vida à mostra existem diversos elementos com movimento, entre eles, dois moinhos, um poço com a nora e o burro a rodar para tirar a água, um parque infantil com as crianças nos baloiços e até um oleiro a moldar o barro. A água também marca presença com uma nova e imponente cascata, com várias quedas de água para o rio, uma fonte com duas bicas e duas pequenas fontes. O comboio em movimento sobre as suas linhas que encanta sempre os mais pequenos, este ano até terá uma estação, onde pára, para entrada e saída dos passageiros.

O Presépio poderá ser visitado até dia 6 de janeiro de 2017 de Terça a Domingo das 10h às 13h, das 14h às 18h e das 19h às 22h.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *