Desporto, Destaque, Sociedade, Vila Real de Santo António

Fundação Real Madrid apoia mais de uma centena de crianças em Vila Real de Santo António

escola-socio-desportiva-da-fundacao-real-madrid_vrsa_1

A Escola Sócio Desportiva da Fundação Real Madrid em Vila Real de Santo António completa, em 2016, o seu sexto ano de atividades, tendo já formado perto de um milhar de alunos ao longo da sua existência.

Esta, que foi a primeira escola do emblema merengue a nível nacional, conta, no ano letivo 2016-2017, com cerca de uma centena de crianças com idades entre os 6 e os 13 anos nas modalidades de futebol e basquetebol.

Tendo por objetivo a integração de jovens em situação de risco, com dificuldades de aprendizagem ou inseridos em meios onde não é possível a prática desportiva, a instituição tem desenvolvido um programa educativo em parceria com os agrupamentos escolares e a autarquia de VRSA, sendo considerada pelo clube madrileno como um «exemplo de excelência».

O primeiro encontro desta época desportiva decorreu no passado sábado, dia 12 de novembro, no Complexo Desportivo de VRSA, e teve como principal objetivo a incorporação de novos elementos e a entrega de equipamentos.

Para Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, «mais do que uma escola, esta valência da Fundação Real Madrid tem sido uma referência no percurso de vida de quase um milhar de jovens, transmitindo-lhes valores de equipa e solidariedade e evitando situações de exclusão».

As metodologias utilizadas visam premiar o mérito e têm em conta fatores como as notas escolares, o comportamento, bem como a assiduidade dos alunos que frequentam as atividades da fundação ou são sinalizados pelas entidades parceiras.

De forma a promover a integração das crianças, muitas têm ingressado noutros clubes locais e participado nos campeonatos regionais das respetivas modalidades.

Para garantir o bom desempenho da escola, os técnicos responsáveis pelo projeto desenvolvem regulamente ações de formação e monitorizam os resultados, que são periodicamente enviados para a sede da Fundação.

Recorde-se que, no passado mês de julho, a Fundação Real Madrid organizou, entre os dias 3 e 5 de julho, em Vila Real de Santo António, a «Copa Alma», torneio de futebol que reuniu as equipas e escolas europeias que mais se destacam no trabalho de integração social e desportivo promovido pelo emblema madrileno.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *