Arouca, Sociedade

«Portugal, na Europa e no Mundo» é a próxima Conferência de Arouca com Francisco Seixas da Costa

cartaz_novembro_2016.cdr

A nossa posição no mundo é hoje condicionada por vários fatores, como a demografia, as migrações, os recursos económicos, a economia, os blocos estratégicos mundiais, a globalização, a paz e a guerra, etc. Profundo conhecedor destas temáticas, o Embaixador Francisco Seixas da Costa é o próximo convidado das Conferências de Arouca, tendo como mote «Portugal, na Europa e no Mundo», no próximo dia 19 de novembro, às 15:00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Arouca.

Tendo ocasionalmente exercido funções governamentais como Secretário de Estado dos Assuntos Europeus (1995-2001), Francisco Seixas da Costa é um dos nossos mais brilhantes diplomatas.

Foi embaixador junto das Nações Unidas em Nova Iorque (2001-2002), onde desempenhou os cargos de vice-presidente do Conselho Económico e Social – ECOSOC (2001), de presidente da Comissão de Economia e Finanças da 56.ª Assembleia Geral (2001), de vice-presidente da 57.ª Assembleia Geral (2002), tendo integrado, a convite do secretário-geral, Kofi Annan, o board do UNFIP – United Nations Fund for International Partnerships (2001-2002).

Foi embaixador junto da Organização para a Segurança Cooperação na Europa (2002-2004), durante a presidência portuguesa da organização, tendo então presidido ao respetivo Conselho Permanente (2002).

Entre 2005 e 2009, foi embaixador de Portugal no Brasil e, entre 2009 e 2013, foi embaixador em França.

A partir de 2012, foi nomeado, cumulativamente, como embaixador representante permanente junto da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e junto da União Latina, também em Paris.

De 1 de fevereiro de 2013 a 31 de janeiro de 2014, dirigiu o Centro Norte-Sul do Conselho da Europa.

Para além deste percurso profissional, vale a pena sabermos que o Embaixador Seixas da Costa é um interessantíssimo contador de estórias que não nos cansamos de ler ou ouvir (ver blog «duas ou três coisas»). Para além dos saberes, conhecer os seus sabores é um prazer que não tem fim (ver o blog «ponto come»).

Irá comentar e moderar a conferência Joaquim Soares dos Reis Brandão, também ele com um rico passado de experiência diplomática.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *