Destaque, Évora, Sociedade

Missão Ciência e Arte estimula gosto pelo saber nos mais novos em Évora

????????????????????????????????????

A Câmara Municipal de Évora e a Universidade de Évora estão a dinamizar o projeto de educação científica “Missão Ciência e Arte” que visa divulgar a ciência que se faz na universidade, promovendo o gosto por este pilar do desenvolvimento sustentável, junto dos alunos do pré-escolar ao secundário, passando igualmente pela cidade..

Neste âmbito, realizou-se no dia 14 de Novembro a primeira ação, denominada “Cores Mágicas em Solução e Mensagens Misteriosas” no Jardim de Infância Penedo d’ Ouro. A ação está integrada no bloco “Uma Hora com a Ciência” e reuniu 80 crianças. Margarida Figueiredo, professora de química da Universidade de Évora, fez uma sessão demonstrativa de experiências que podem ocorrer quando se misturam determinados produtos químicos e respondeu às questões colocadas pelas crianças que ficaram entusiasmadas com os resultados.

O bloco “Uma Hora com a Ciência” inclui, além desta ação vocacionada para o pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, a atividade “Detetives da Ciência” com o Prof. João Nabais, que mostra aos alunos do secundário o trabalho científico realizado no Laboratório Hercules. Comporta igualmente a atividade transversal aos 12 colégios da Ordem dos Engenheiros intitulada “E o mundo sem Engenharia? Já pensaste como seria?”. É direcionada para o ensino básico (2º e 3º ciclos) e realizada pela Prof. Isabel Duarte.

Estão ainda previstas oficinas criativas, através do “Ciência e Arte pela Cidade”, nos Agrupamentos de Escolas, Universidade (ECT e EA) e cidade de Évora. Sob o título “Onde Trabalham os cientistas?” irão acontecer visitas guiadas a centros de investigação da Universidade de Évora e Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais que terão lugar na 3ª feira de cada mês, a partir de Outubro.

Haverá ainda “Conversas com Ciência”, que consistem em encontros informais em espaços emblemáticos da cidade relacionados com a temática da palestra, e a “Universidade de Primavera” que inclui um conjunto de atividades científicas e artísticas nos vários polos e edifícios da Universidade cuja realização está prevista para maio de 2017. Em maio estão ainda agendadas atividades multidisciplinares em todas as áreas científicas, aliadas a atividades artísticas na Praça de Giraldo, denominadas “Ciência e Arte na Cidade”.

São objectivos do projeto estimular nos mais jovens o gosto pela ciência e pela descoberta, transmitir o que é a ciência e o que fazem os cientistas nas mais diversas áreas, desde as artes às ciências, passando pelas letras. Apresenta duas vertentes: a Universidade vai à Escola e a Escola vai à Universidade.

O público alvo são os alunos do ensino básico (1º, 2º e 3º Ciclo) e do ensino secundário dos Agrupamentos de Escolas de Évora. As inscrições nas atividades podem ser marcadas pelos educadores ou professores até ao dia 25 do mês que antecede a marcação através do mail cienciarte@uevora.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *