Mangualde, Sociedade, Tecnologia

Mangualde substitui lâmpadas de mercúrio por lâmpadas LED

edp3

A Câmara Municipal de Mangualde estabeleceu um acordo com a EDP Distribuição para a substituição das lâmpadas de mercúrio, utilizadas na iluminação pública de algumas freguesias do concelho, por lâmpadas de tecnologia LED. Na formalização do acordo marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, o vereador da autarquia, João Lopes, e os engenheiros da EDP, Garcia Mendes e Carlos Peres.

Este acordo, sem custo para o município, permite uma poupança de 50% no consumo de energia nos referidos postes, além de permitir economizar em gastos com manutenção. Até ao final do ano vão ser substituídas 300 luminárias no concelho. As lâmpadas de mercúrio contêm metais pesados prejudiciais para o meio ambiente. O LED não possui esses metais e possui uma alta durabilidade que permite diminuir a quantidade de lixo produzido. Ao consumir menos energia, diminui ainda drasticamente a quantidade de CO2 emitida na atmosfera.

Preocupada com as questões ambientais e económicas, a autarquia continua atenta à renovação do parque de iluminação pública. É de recordar que o trabalho elaborado pela autarquia no reequilíbrio das contas públicas, permitiu a religação da iluminação pública durante a noite. Esta religação teve o seu início no passado dia 3 de agosto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *