Mangualde, Sociedade

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres em Mangualde

direito-das-vitimas

Amanhã, 16 de novembro, pelas 15h00, a Câmara Municipal de Mangualde antecipa a comemoração do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres com uma sessão sobre “Direitos das vítimas de violência doméstica/conjugal”, orientada pela APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – GAV Coimbra. A ação é dirigida a técnicos e comunidade em geral e decorrerá no CIDEM – Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através dos contactos: Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde, T. 232 619 880, ssocial@cmmangualde.pt

A ORIGEM DESTE DIA
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro. Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica. Em Portugal 85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres. A violência doméstica contra as mulheres abarca vítimas de todas as condições e de todos os estratos sociais e económicos. As vítimas de violência doméstica em Portugal podem recorrer à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) que além de prestar apoio às vítimas organiza eventos especiais neste dia.

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde 1999 que se tem celebrado este dia pelo mundo.
A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *